Para alguns profissionais, mudar de emprego gera uma certa insegurança. São
dúvidas em relação às atividades que serão desempenhas, à cultura da empresa,
além da relação que será estabelecida com o líder e com os colegas de trabalho.
De acordo com o consultor de Coaching da Ricardo Xavier Recursos Humanos,
Jonas Tokarski, o profissional recém-contratado deve passar credibilidade ao
mais antigo, já que ele tem mais conhecimento do assunto e da cultura da
empresa.
“Quem está chegando deve dar crédito para quem está há mais tempo na empresa.
O profissional mais antigo tem muitas dicas. Além disso, ele conhece o
funcionamento da empresa”, afirma. Os novos na empresa devem lembrar também que
os veteranos são mais confiáveis para o chefe.
Conflitos
Tokarski explica que é comum acontecerem conflitos nas empresas entre os
profissionais mais novos e os veteranos. Segundo o especialista, geralmente, as
pessoas mais antigas da casa são mais acomodadas, enquanto os novos chegam com
muitas ideias.
Por causa disso, os veteranos podem enxergar os novos contratados como uma
ameaça, acreditando que eles podem perder o emprego caso a pessoa se destaque.
“As empresas buscam novos profissionais, mas querem permanecer com os
antigos. Saber conciliar isso é muito enriquecedor para a empresa”, declara
Tokarski.
Nesta situação, o líder exerce um papel fundamental para lidar com os dois
pontos de vista. A maneira mais indicada para amenizar os conflitos é por meio
do diálogo.
O gestor também deve incentivar a troca de informações e conhecimento entre
esses profissionais. Uma dica é realizar reuniões ou seminários com essa
finalidade.