Vendas - Quando a equipe para de vender
É comum receber e-mails de pessoas que me pedem ajuda porque a equipe de
vendas parou de vender, as vendas caíram, etc. Então, resolvi criar um
checklist muito rápido para ajudar essas pessoas a, pelo menos, organizarem
seu plano de ação, já que muitas vezes não sabem nem por onde começar. Existem
várias coisas que você deveria analisar caso sua equipe de vendas não esteja
apresentando os resultados esperados:
1. MV2 – Sua empresa tem a missão muito clara e definida? Qual a visão
que vocês têm sobre o mundo, o mercado, os clientes e a utilização de seus
produtos e serviços? Quais são seus valores?
2. Segmentação – Vocês segmentaram corretamente seu mercado? Existem
quatro formas principais de segmentação: geográfica (por região, cidade,
bairro), demográfica (sexo, idade, grau de instrução e renda), psicográfica
(comportamento) e por perfil de consumo (curva ABC, RFV – recência, freqüência e
valor).
3. Posicionamento – Seu posicionamento está correto? Existem diferenciais
claros em relação à concorrência? Dentro da segmentação escolhida, sua imagem no
mercado em relação aos concorrentes (reais ou percebidos) influencia muito o
resultado dos vendedores?
4. Recrutamento e seleção – O método de escolha dos vendedores está
correto? Eles têm os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para ter
sucesso?
5. Treinamento – Sua empresa está treinando e capacitando os vendedores
com as competências que eles precisam para ter sucesso? Está realmente
dando-lhes condições adequadas para que realizem as atividades necessárias para
ter sucesso, de maneira eficaz e eficiente?
6. Remuneração e incentivos – A remuneração está adequada? Os incentivos
realmente incentivam? Os vendedores são estimulados a dar foco e atenção
corretos às atividades que realmente trazem resultados?
7. Supervisão – Os diretores, os gerentes e os supervisores estão
realmente capacitados para liderar a turma de vendedores? Vocês têm os
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para ser um sucesso como
líderes de vendas?
8. Satisfação dos clientes – Seus clientes estão indicando seus
produtos/serviços? Vocês têm testemunhais de sucesso?
9. Estratégia comercial – Venda pessoal é apenas uma das ferramentas
disponíveis em uma estratégia comercial. Existem outras, como mala-direta,
internet, e-mail mkt, tmkt ativo e receptivo, mídia de massa, ações de
guerrilha, etc. Sua estratégia comercial está correta?
Essa lista de perguntas certamente não abrange todas as alternativas e variáveis
possíveis, mas, com certeza, é um ótimo começo para montar um plano de ação que
realmente ataque as verdadeiras causas de uma equipe de vendas que não vende.
Referência:
vendamais.com.br
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