Ao iniciar um novo empreendimento, deve-se definir um plano de marketing para
que o negócio atinja seu público-alvo. O empreendedor escolhe entre um mix de
meios e a mensagem correta para que convencer potenciais clientes a adquirirem
seu produto ou serviço.
Em empresas de consultoria, isto também é válido, mas os novos consultores
muitas vezes se esquecem da ferramenta mais eficiente para divulgar sua nova
atividade: o networking.
Se você é um profissional competente (se não o é, nem deveria ser consultor),
deve ter mostrado ao longo de sua carreira que é eficaz e eficiente, além de
possuir um conhecimento específico acima da média. Também deve ter construído
relacionamentos fortes e tem uma rede de contatos nos diversos meios
profissionais e sociais pelos quais já passou.
Tendo construído esta base (em maior ou menor nível), nada melhor do que
aproveitá-la para alavancar o começo de sua atividade como consultor. Para isto,
sugiro os seguintes passos:
1) Liste todas as pessoas que você conhece
Crie uma planilha com todos seus amigos, contatos profissionais e contatos
sociais, até aqueles com os quais você não teve muito relacionamento, mas tem
como encontrá-los novamente.
Separe os nomes por tipo de relacionamento, e não poupe ninguém da lista.
2) Defina um plano de ação para cada uma
Para cada um, defina como você fará para divulgar sua nova atividade. Isto
pode variar desde visitas pessoais (para os mais amigos), até um simples e-mail
ou telefonema.
Você também pode usar as redes sociais online (LinkedIn, Syxt) para retomar
contatos e divulgar seu trabalho.
3) Execute seu plano de ação
Não tenha medo de parecer “falso” com aqueles que você não conversa há muito
tempo. Você não está entrando em contato para pedir favores ou vender algo,
somente para que eles saibam do seu negócio e talvez identifiquem oportunidades
no futuro.
4) Controle e dê seguimento aos contatos
Divulgar uma vez suas atividades e desaparecer é praticamente inútil. Seus
contatos iniciais são somente o primeiro passo para desenvolver bons
relacionamentos de negócios. Se você fez seu dever de casa e colheu o máximo de
informações sobre seus contatos, terá boas razões para fazer um novo contato e
reforçar sua imagem.
Tenha também uma forma de controlar os contatos. Você precisa registrar o
histórico de comunicação e as tarefas pendentes com cada um. O ideal é ter um
sistema de CRM (existem soluções online de baixo investimento), mas até uma
simples planilha em Excel já pode lhe ajudar com um controle básico.
5) Se mantenha no radar
Além do contato pessoal, tenha alguma forma de “lembrar” sua marca a seus
contatos e clientes regularmente. Minha sugestão é criar uma newsletter que
divulgue regularmente (semanal ou quinzenal, de preferência) com artigos
interessantes e outro conteúdo útil. A newsletter não deve ser usada para fazer
propaganda, deve ser uma ferramenta de marketing que seus contatos GOSTEM de
receber.