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Vendas - Os clientes compram a atitude 

Data: 15/06/2007

 
 

Todos apreciam um bom atendimento e uma atitude vitoriosa.

As empresas de sucesso desenvolvem clientes leais a longo prazo fazendo-os se sentirem bem.

Fomos condicionados a esperar e aceitar o mau atendimento, mas isso não significa que gostemos de recebe-lo.

Ficamos revoltados com experiências negativas como:

- funcionários grosseiros e hostis;
- ouvir “aguarde um telefonema nosso”e ele nunca acontece;
- ouvir “não podemos fazer nada”;
- nos venderem algo que não funciona e ninguém quer fornecer assistência técnica.

Costumamos contar aos amigos nossas experiências positivas e negativas como consumidores. Recomendamos o “boteco debaixo da escada” que faz nos sentirmos importantes, e alertamos os amigos para não irem aquele restaurante chiquerrimo onde o serviço é péssimo, ou para evitar o vendedor
Que não prestou atenção e nos vendeu a coisa errada.

Ficamos excepcionalmente gratos quando uma experiência inicial negativa é consertada por uma pessoa cheia de consideração e que se preocupa com o bom atendimento.

A atitude pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Na verdade, a sua atitude pode ser o fator decisivo pelo qual os clientes irão comprar de você ou não.

A atitude que seus clientes compram inclui:

- Como você os trata;
- Quanta atenção você dedica a eles;
- Com que clareza você entende o que eles querem;
- O quanto a mais você se esforça para deixa-los satisfeitos;
- Se você cumpre ou excede as expectativas deles.

As pessoas não compram de empresas; elas compram de outras pessoas. É por isso que uma atitude negativa irá afugentar os clientes, e uma positiva irá faze-los virem sempre.

Uma atitude de vitória mostra aos clientes que você quer o melhor para eles.

Quando você se preocupa com o que é importante para seus clientes, você vai além dos limites para proporcionar:

- o melhor atendimento possível;
- um produto ou serviço da melhor qualidade;
- o máximo de conveniência;
- e o máximo de valor.

Quando você assume o compromisso de atender um cliente, esta se comprometendo a fazer o que for preciso para que o cliente tenha uma experiência agradável tendo você como vendedor. Concentrando-se nas necessidades dele o tempo todo, e mostrando como você e seus produtos podem atende-las, você estará proporcionando a seus clientes um valor real, algo pelo que eles terão prazer em pagar.

Seus clientes saberão que você fala a sério sobre o valor, se perceberem que você vê o relacionamento comercial, como algo a longo prazo. Em outras palavras, eles irão notar que você esta mais interessado em manter o cliente do que em fechar a venda, e que irá desistir da venda se ela for imprópria ou inoportuna.

Para ter sucesso é imprescindível desenvolver dentro de si uma forte auto-motivação e uma atitude entusiástica.
Uma atitude de vitória mostra o seu compromisso de fazer o que for preciso para realizar o trabalho.

Lembre-se:
Uma venda é uma transação isolada, mas um cliente é para sempre.

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Por que os clientes param de comprar?

Uma pesquisa, realizada pela Rockefeller Corporation descobriu que:

- 1% de todos os clientes param de comprar porque morrem;
- 3% param de comprar porque a empresa ou o contato se mudou;
- % param de comprar porque criam um relacionamento comercial com outros fornecedores;
- 9% param de comprar por motivos de concorrência, como preço;
- 14% param de comprar devido a insatisfação com o produto, por exemplo, tomaram uma decisão errada ao comprar e puseram a culpa no vendedor; e
- 68% param de comprar devido a uma atitude negativa ou de indiferença por parte do vendedor ou um outro funcionário da empresa.

Uma atitude negativa ou indiferente é a principal razão para um cliente parar de comprar.
A atitude é muito mais importante que o preço.
Um preço convidativo pode atrair um comprador novato, porem o atendimento e a atitude é que irão cativar um cliente.



 
Referência: ncm.com.br (Claudia Hacklaender)
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