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Carreira / Emprego - Dicas para agir durante conflitos internos 

Data: 30/05/2007

 
 

- Permita que cada membro de sua equipe dê sua opinião. Se você evitar ouvir alguém, é o suficiente para agravar a crise e detonar o espírito de equipe

- Lógico que chegar rapidamente a uma solução é melhor, mas não force a equipe a se decidir apressadamente. Uma decisão rápida demais pode gerar ressentimentos.

- Evite ataques a pessoas, especialmente em público. Dê o exemplo, ensine sua equipe a separar as más idéias e conceitos e as ações prejudiciais das pessoas que as geraram. É preciso atacar o problema, não as pessoas ou grupos que os geraram.

- Faça um resumo da situação que levou ao conflito. Muitas vezes, uma pequena divergência gera uma discussão muito maior – e acaba sendo esquecida no processo. Em situações de tempestade em copo d’água, cabe ao líder procurar e identificar o copo.

- Peça que as pessoas mudem de lado. Cada uma delas deve, por um momento, tentar ver a situação do ponto de vista da outra. Pode ser difícil fazer isso das primeiras vezes, mas os resultados são ótimos.

- Tente desanuviar o ambiente, contando uma piada ou um caso engraçado que aconteceu com você que lembra a situação onde vocês estão. Uma das melhores formas de resolver um conflito é não levá-lo a sério demasiadamente.

- Dê um tempo. Algumas vezes, um conflito não pode ser resolvido porque as pessoas estão emocionantemente envolvidas com aquilo. A questão deixa de ser "resolver a questão" para "preciso vencer o outro lado". Quando as coisas chegam a esse ponto, convide as pessoas a respirarem um pouco, tomarem um copo d’água e depois reinicie do começo, do problema em si, e não permita a volta de ataques pessoais.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :