Carreira / Emprego - Dicas para agir durante conflitos internos
- Permita que cada membro de sua equipe dê sua opinião. Se você evitar ouvir
alguém, é o suficiente para agravar a crise e detonar o espírito de equipe
- Lógico que chegar rapidamente a uma solução é melhor, mas não force a equipe a
se decidir apressadamente. Uma decisão rápida demais pode gerar ressentimentos.
- Evite ataques a pessoas, especialmente em público. Dê o exemplo, ensine sua
equipe a separar as más idéias e conceitos e as ações prejudiciais das pessoas
que as geraram. É preciso atacar o problema, não as pessoas ou grupos que os
geraram.
- Faça um resumo da situação que levou ao conflito. Muitas vezes, uma pequena
divergência gera uma discussão muito maior – e acaba sendo esquecida no
processo. Em situações de tempestade em copo d’água, cabe ao líder procurar e
identificar o copo.
- Peça que as pessoas mudem de lado. Cada uma delas deve, por um momento, tentar
ver a situação do ponto de vista da outra. Pode ser difícil fazer isso das
primeiras vezes, mas os resultados são ótimos.
- Tente desanuviar o ambiente, contando uma piada ou um caso engraçado que
aconteceu com você que lembra a situação onde vocês estão. Uma das melhores
formas de resolver um conflito é não levá-lo a sério demasiadamente.
- Dê um tempo. Algumas vezes, um conflito não pode ser resolvido porque as
pessoas estão emocionantemente envolvidas com aquilo. A questão deixa de ser
"resolver a questão" para "preciso vencer o outro lado". Quando as coisas chegam
a esse ponto, convide as pessoas a respirarem um pouco, tomarem um copo d’água e
depois reinicie do começo, do problema em si, e não permita a volta de ataques
pessoais.
|