Você sabia que 70% das contratações são resultados de um bom networking? Foi
exatamente o que apontou o estudo feito pela Right Management, consultoria
organizacional especializada em gestão de talentos e carreira. O estudo revelou
que manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença no momento de
realizar novos negócios e, principalmente, procurar um emprego.
A justificativa para isso se deve a confiança que uma indicação proporciona
para alguma determinada oportunidade. A crescente necessidade das empresas em
acertar na escolha dos profissionais que vão integrar suas equipes facilita as
indicações, pois, quando um profissional vem indicado, ganha, de certa forma, a
"chancela" de outro profissional sobre sua capacidade.
Mas, embora muito se fale sobre networking é comum encontrar pessoas que não
sabem exatamente como por em prática o seu, ou como exatamente funciona isso.
Segundo Carmem Velloso, consultora de gestão de carreiras da Right
Management, "o networking se traduz na troca de informações que podem acontecer
em qualquer ambiente, seja no trabalho, no curso de idiomas ou em uma roda de
amigos".
Para a jornalista e especialista em marketing Clarice Pereira, da LINK Portal
da Comunicação é importante que essa troca de informações aconteça de maneira
informal e a pessoa esteja disposta tanto a "doar" quanto a "receber".
"Converse, troque ideias, se apresente, explique os seus objetivos e tenha
certeza que a pessoa que está recebendo as informações compreendeu seus
objetivos e a sua atuação profissional" explica Clarisse.
Cultivar o Networking
Uma dica apontada pela consultora da Right, Carmem Velloso, é dar
continuidade ao relacionamento após a troca de informações. Cultivar o
networking, ainda que o profissional esteja empregado, é uma alternativa para
estar bem informado, além de transmitir suas reais habilidades para outras
pessoas, assim como seus interesses.
Mesmo com a correria do dia a dia e o acumulo de tarefas, os profissionais
acabaram criando novos hábitos para a troca de informações. A internet pode ser
um meio de contato com novas pessoas, as redes sociais provam isso. Porém, se
achar que adicionar simplesmente contatos sem nenhum critério aumenta seu poder
de relacionar-se no mundo analógico, você pode sofrer alguma decepção.
Por isso, é importante que o profissional não negligencie os encontros
pessoais. "Usar a tecnologia e a disseminação das redes sociais é importante sem
dúvida, mas o contato presencial continua sendo a melhor maneira de aplicar o
networking. Reserve um horário para rever àquela pessoa que não encontra há
algum tempo" aconselha Carmem Velloso.
A especialista Clarisse Pereira revela também que não é de bom grado procurar
as pessoas apenas quando precisa de um favor. "Ao invés de passar uma imagem
positiva, a atitude pode causar uma impressão contrária", avalia. "Ganhar a
confiança do outro leva tempo e investimento pessoal", acredita. Por isso fica
difícil cultivar um relacionamento verdadeiro com centenas e milhares de pessoas
simultaneamente. Nesses casos, as relações serão superficiais e no momento
necessário, esses contatos não se motivarão por sua causa.
Quantidade não é qualidade
Vale lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade e este conceito pode
ser aplicado aos sites de relacionamento. Segundo Carmem Velloso, na lista de
contatos deve constar pessoas com as quais exista uma relação de troca de
informação. "Construa boas histórias com as pessoas, essa é a melhor receita
para gerar boas memórias sobre você.", afirma à executiva.
Reuniões, palestras, cursos, eventos, conferências, atividades de lazer,
entre outras formas de aproximação, são algumas formas para se construir
relacionamentos duradouros.
Vejam dicas das duas consultoras para construir um networking adequado e se
dar bem na carreira:
1) Estabeleça um link de relacionamento (um assunto em comum) com o outro
contato;
2) Cuide para ser uma pessoa interessante. Isso inclui ler, ir ao teatro,
cinema, estar bem-informada, etc.
3) Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
4) Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
5) Conduza a conversa;
6) Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja
recebendo a informação corretamente.
7) Certifique-se de que a pessoa entendeu as suas intenções;
8) Seja você mesmo;
9) Partilhe idéias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
10) No primeiro contato por telefone, pergunte da disponibilidade do ouvinte
em falar com você naquele momento. Caso a pessoa esteja ocupada, ligue
novamente. Há pessoas que esquecem de retornar a ligação;
11) Mantenha o canal aberto para novos contatos;
12) No caso da busca por uma oportunidade de trabalho, tenha controle das
pessoas com quem conversou; quando e o que foi dito;
13) Cuide da história que você está construindo;
14) Mantenha atualizada sua rede de contatos;
15) Planejar é fundamental;
16) Saiba quais os eventos que acontecem sobre o tema, e se possível, esteja
presente;
17) Estude o assunto para não cometer gafes;
18) Não fale mal dos outros;
19) Quando abordar uma determinado assunto, seja claro e natural;
20) No caso de precisar de um favor, perceba se a pessoa entendeu suas
intenções;
21) Marque presença junto à sua rede de relacionamentos;
22) Avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo, lembre-se que a
relação é de troca;
23) Tenha à mão seus cartões pessoais;
24) Entenda um pouco de tudo e não se restrinja apenas à sua área
profissional;
25) A sua dica!
Queremos saber o seu conselho na busca de conquistar uma carreira de sucesso.