Existem diversas características profissionais que são valorizadas pelas
empresas, dentre elas encontram-se as habilidades técnicas, base para o
desenvolvimento do trabalho deste profissional naquele contexto. No entanto,
outras habilidades também são fundamentais para que este colaborador possa
utilizar seus conhecimentos técnicos de maneira útil para a organização em que
trabalha. São as “7 competências essenciais” que possibilitarão a este
profissional usar de maneira proveitosa e eficaz seus conhecimentos e sua
competência técnica.
Um profissional pode ter grande habilidade técnica para desenvolver suas
tarefas, mas, mesmo assim, precisará estar motivado para fazê-lo. É importante
saber trabalhar em equipe, pois haverá ocasiões em que necessitará da ajuda de
outras pessoas para realizar determinadas tarefas. Seu relacionamento
interpessoal com os colegas de trabalho, com os clientes e com os fornecedores
pode facilitar de maneira relevante seu trabalho. A criatividade para solucionar
problemas incomuns que surgirem será de grande importância, e a capacidade de
produzir conhecimentos continuamente ajudará no seu crescimento profissional.
Existe um estudo do professor John Kotter, da Universidade de Harvard,
apresentado no livro As Novas Regras. Ele acompanhou um grupo de 115
alunos desta universidade, durante 20 anos, após sua formatura em 1974. Comparou
o desempenho profissional deles ao final do período, com as notas obtidas pelos
mesmos, ao concluírem o curso. O resultado, ao contrario do que se esperava,
mostrou que não havia ralação positiva entra as notas obtidas, e o sucesso
pessoal e profissional alcançado pelos participantes. Ou seja, os melhores
alunos não foram os que obtiveram maior sucesso pessoal e profissional.
Por esta razão, destacamos 7 competências como essenciais para a realização
de um trabalho eficaz nas organizações, e que são extremamente valorizadas nas
empresas, são elas:
- auto-motivação – que é a capacidade de se motivar
continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que
possam ocorrer.
- bom humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado
de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal.
- produção de conhecimento – capacidade de crescer
profissionalmente, adquirindo conhecimentos relevantes a sua profissão.
- liderança – capacidade de dirigir pessoas e obter o
melhor delas.
- relacionamento interpessoal – capacidade de se
comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e
influenciar pessoas.
- criatividade – capacidade de inovar, criar métodos e
soluções novas.
- capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas
impossíveis e criar condições para realizá-las.
Sobre a questão, que características a empresa valoriza mais: técnicas ou
comportamentais? Diríamos que as habilidades comportamentais são mais
valorizadas em relação às habilidades técnicas. A oferta de profissionais com
conhecimentos técnicos específicos para as várias funções disponíveis no mercado
de trabalho são grandes, haja vista o nível de desemprego existente. No entanto,
profissionais com as 7 competências essenciais são uma exceção a regra, e por
isto são muito mais valorizados pelas empresas em geral.
Normalmente estas características são negligenciadas por muitos profissionais
que se empenham em adquirir formação técnica, através de cursos e treinamentos,
e esquecem que mesmo sendo um profissional competente tecnicamente, precisarão
também trabalhar em equipe, estarem motivados, criarem e inovarem continuamente
e se relacionarem de maneira eficaz.
De fato, para as empresa, um profissional com as 7 competências essenciais
bem desenvolvidas, e com habilidades técnicas apenas mediana, torna-se muito
mais útil àquela organização, do que um profissional destacadamente competente
do ponto de vista técnico, mas com graves problemas de relacionamento
interpessoal, falta de motivação, instabilidade emocional e outras carências
comportamentais.
Portanto, sugerimos que empresas e profissionais busquem, alem da formação
técnica, desenvolver também este conjunto de competências comportamentais tão
importantes para a produtividade organizacional: a 7 competências essenciais.