Carreira / Emprego - Seu nome, sua marca
Há dois anos, estava em Maringá-PR ministrando um curso de Comunicação Verbal
e falava sobre a importância do nome para as pessoas. Durante o intervalo, um
dos mais quietos alunos pediu para conversarmos em particular e logo começou a
chorar. O motivo: ele nunca era chamado pelo seu nome (Ewerton), mas sim pelo
apelido “carinhoso” de Piolho. Inclusive, quando algum cliente ligava para a
empresa em que trabalhava, antes de atender a chamada, alguém denunciava seu
apelido. Até aproveitou para contar que perdeu inúmeros contratos por falta de
credibilidade depois que os clientes familiarizavam-se com tal alcunha (falei
bonito, hein!).
Este fato apenas fortalece a importância que o nome tem para nosso sucesso
profissional. É imprescindível que o seu nome possa ser “vendido” como se fosse
uma marca! Os antigos já diziam: “quem não é visto, não é lembrado”. Se você já
mudou de município, sabe do que estou falando. Onze anos atrás residia na bela e
pacata cidade paranaense chamada Terra Rica e possuía muitos amigos. A última
vez que lá estive foi bastante peculiar: tive a sensação de que não conhecia
ninguém e também não me reconheciam. Alguns dias depois, pude perceber que não
foi sensação, mas a dura realidade.
Muita importância vem se dando a atitudes que fortaleçam o marketing pessoal de
um profissional, contudo a verdadeira valorização está na lembrança ou não de
nosso nome perante todos aqueles que se relacionam conosco.
Você lembra o nome de sua primeira professora? E o nome do seu melhor amigo da
infância? Qual era o nome do primeiro amor da escola? Tomara que ainda lembre
caso contrário estas pessoas já perderam importância em sua vida. Nós lembramos
os nomes das pessoas que verdadeiramente marcam nossa existência, seja positiva
ou negativamente. Por outro lado, aquelas que apenas passam acabam esquecidas.
Isto porque nós memorizamos somente os nomes que queremos. Por que você
memorizaria o nome daquele artista de cinema? Ou de alguém que não tem nada a
ver com você? Suponha que você conhece uma pessoa muito interessante em algum
aspecto, seja por sua beleza, inteligência ou qualquer outra coisa. Essa pessoa
lhe diz o nome. O que você faz? Você certamente vai se lembrar não só do nome
como do rosto, da voz, do que conversaram e sabe-se lá o que mais.
Top of mind
Em nossa mente não há lugar para guardamos mais do que dois nomes de cada
atividade profissional ou nível de relacionamento que temos. Faça um exercício
comigo neste instante: Qual dentista você recorda? E professor de matemática? E
pedreiro? E encanador? E advogado?
Provavelmente você não tenha conseguido preencher todas as lacunas acima, isto
porque nenhum profissional tornou-se Top of Mind para você nesta área esquecida!
Será que as pessoas lembram do seu nome quando precisam de alguém que exerça a
mesma atividade profissional que você? É uma pergunta que merece reflexão...
mesmo que sua resposta seja dolorosa.
Como fazer com que elas memorizem o seu nome? Você precisa dar um verdadeiro
motivo para elas.
O maior cuidado
Pior do que não ter nosso nome lembrado é ser chamado por outro nome. O Ministro
Palocci (pronuncia-se Palotchi, e não Palossi) sabe do que estou falando. Também
jamais escreva Wellington sem os dois “l” ou “g” mudo. Eu sei do que estou
falando. Em uma das últimas novelas globais, a garota se apresentava dizendo que
era Karla com “K” e não com “C”... nós sabemos do que ela estava falando.
A melhor dica
Quer ser lembrado? Então chame as pessoas pelo nome. O nome é a palavra mais
doce que alguém pode ouvir. Esta atitude cria o compromisso para que o outro
também lembre o seu nome. Como muitos têm dificuldade de recordar nomes, abaixo
relaciono sugestões bastante úteis:
1. Preste atenção ao ser apresentado a alguém, principalmente no momento
em que os nomes são pronunciados. Trocar cartões pode facilitar a tarefa, pois
além de ouvir, você lerá o nome, mas isso acontece mais em reuniões
profissionais. Nas sociais, a sua memória será quase sempre a sua única ajuda.
2. Repita insistentemente o nome de uma pessoa conhecida recentemente. A
memória conserva de forma diferente acontecimentos recentes e passados. A
memória recente por captar muitas informações de maneira rápida, pode jogar fora
uma anterior. Ao repetir esses dados você está tentando passá-los para memória
de acontecimentos passados, onde a tendência é que eles sejam muito melhor
conservados.
3. Tente fazer uma associação entre o nome da pessoa e um aspecto da sua
aparência, ou personalidade. Exemplo: Bianca é aquela moça de pele muito clara.
4. Reveja rapidamente ao final do dia uma lista imaginária dos nomes que
você está tentando memorizar.
5. Liste as pessoas com quem costuma se relacionar profissionalmente e
releia regularmente, recordando a fisionomia de cada um.
6. Repita em voz alta cada informação que deseja guardar, visualize-a e
escreva-a. Essas são as melhores maneiras de passar a informação para memória de
acontecimentos passados, onde são mais difíceis de serem esquecidas.
7. Como é mais difícil lembrar-se dos nomes de pessoas que não vemos há
muito tempo, quando for participar de uma reunião de trabalho ou reunião social,
tente recordar-se com antecedência dos nomes das pessoas envolvidas, ou se
necessário, busque fontes que o auxiliem.
Referência:
curriculum.com.br
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