Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Vendas - Superando objeções ao preço  

Data: 14/06/2007

 
 

Boa parte dos vendedores tem medo de dizer o preço dos produtos ao cliente, normalmente porque julgam o preço excessivo, não têm bons argumentos para sustentar o valor do seu produto, fazem uma análise incorreta e precipitada comparando o valor do seu produto com o preço do concorrente.

Vamos, a seguir, examinar três pontos de vista que muito aterrorizam os vendedores:

1- O preço é alto demais:

Se essa for à conclusão do vendedor, obviamente a idéia deve sumir de sua mente, pois o simples fato da existência da mesma vai, certamente, atrapalhar seu desempenho frente ao cliente que perceberá sua insegurança, falta de convicção e medo.

Tenho recebido muitas consultas de como superar este temor?

a) Procure descobrir os pontos fortes do seu produto, para assim justificar o preço.
b) Procure, neste momento, lembrar os pontos fortes da sua empresa.
c) Considere todos os diferenciais do seu produto, qualidade, embalagem, transporte, entrega, etc.
d) Conduza a conversa de venda para o foco das necessidades do cliente, mas nunca esqueça que, aquilo que o cliente não deseja ou não necessita sempre será mais caro.

Se você fosse cego, acharia caro, a compra de um televisor colorido, mesmo a preço de custo.

Fica bem claro que a palavra CARO está associada à necessidade e desejo.

Normalmente o cliente analisa, de início sua necessidade ou desejo de obter um bem ou serviço, para depois analisar se é CARO. Por exemplo, um cliente que deseje comprar um determinado produto, que está na moda, tenderá a pagar o preço que lhe for pedido, pois o fato da satisfação de seu desejo é o que mais importa.

Todo o profissional de vendas precisa saber despertar necessidades e desejos no cliente, esta técnica ajuda a afastar a idéia de caro.

O conhecimento do produto é outro fator muito importante para afastar a idéia de caro.

Outro fator fundamental para o sucesso profissional é a capacidade criativa.

2- A concorrência tem preço melhor:

Normalmente isto pode ocorrer devido aos aspectos do mercado, pois os custos da empresas são diferentes.

Para superar tal obstáculo o vendedor precisa agregar valor ao seu produto. Este é o momento de agregar fatores intangíveis ao produto, são os diferenciais que sua empresa pode oferecer e que precisam ser lembrados, pelo vendedor no momento da venda.

O vendedor precisa conhecer sempre as qualidades e deficiências do concorrente, principalmente suas possibilidades com relação à prestação de serviços.

O preço pode ser igual, porem o diferencial positivo, pode estar na satisfação de um atendimento diferenciado, um vendedor atencioso, ágil e criterioso na satisfação das reais necessidades do cliente.

Se o cliente sentir-se bem e identificado com o vendedor, pequenas diferenças de preço serão compensadas com bom atendimento.

3- Acho que os clientes vão pensar que este produto é caro:

Um grande erro dos vendedores é pensar que os clientes vão achar caro, antes mesmo de tentar oferecer e sustentar o seu preço.

Procure sempre, em primeiro vender idéias, vantagens e benefícios aos seus clientes, por último fale do preço.

Certamente, quando o cliente insiste na idéia de caro, é porque o vendedor lhe despertou o desejo ou necessidade de obter tal produto. Outras vezes, na realidade, de forma encoberta estará lhe dizendo “não tenho dinheiro para comprar isto”. Neste momento o profissional de vendas precisa saber interpretar as reações do cliente, para saber o que esta ocorrendo, existem pessoas que realmente não têm dinheiro suficiente para comprar o que você ofereceu e, de outra forma, existem compradores experientes que usam como técnica de negociação a expressão “ta caro”, para baixar o preço, chegando até a depreciar o produto.

Livre-se de medos e convença os clientes que seu produto vale o preço pedido, e que ele poderá pagar.

Jamais compare seu poder aquisitivo com o do cliente, porque se fosse assim não haveria vendedores de aviões, automóveis de luxo, mansões, etc.

Então, lembre-se, você precisa gostar e acreditar no que faz, pois só assim conseguirá ser um vendedor vencedor.

Um profissional de verdade sempre superará todas as dificuldades, acredite em você.



 
Referência: ncm.com.br (Narciso Machado)
Autor: Narciso Machado
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :