Economizar / Poupar - Quer economizar com o telefone? Confira dicas para contratar o serviço de VoIP
De acordo com um estudo da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do
Consumidor), usar um serviço VoIP (Voz sobre Protocolo Internet) em substituição
à telefonia fixa pode representar uma economia de até 76%.
Por meio deste sistema, é possível realizar ligações telefônicas usando a
internet. Isso porque os sons da conversa são transformados em dados digitais e
enviados a qualquer computador conectado, em todas as partes do mundo.
No entanto, antes de sair por aí contratando a primeira empresa que oferece a
tecnologia, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Para isso, a empresa
Trellis faz dez recomendações, confira a seguir.
Dicas
- Preço x qualidade da operadora VoIP: desconfie de serviços com
tarifas muito baixas, já que provavelmente eles são baseados em
infra-estruturas precárias e/ou muito congestionadas.
- Valor das tarifas x impostos: ainda na hora de avaliar o preço
cobrado pelas operadoras, observe se os impostos estão incluídos. Mesmo na
telefonia convencional, esta é uma "pegadinha" comum para atrair clientes.
- Comparação de tarifas: como esta análise depende do perfil de
utilização, é preciso identificar quais tarifas são mais importantes para
você e compará-las. Uma dica é pedir ao prestador de serviços para fazer uma
simulação de economia baseada em suas contas anteriores.
- Pagamento pré-pago X pós-pago: como muitas operadoras costumam
cobrar antecipadamente pelo serviço - o que obriga o consumidor a
desembolsar um determinado valor antes da utilização - este é um ponto
importante a ser analisado.
- Avaliação da qualidade do link de banda larga: além da
velocidade, este é um item muito importante para ter um serviço de
qualidade. Por isso, antes de contratar o serviço, verifique se a operadora
consegue avaliar se o seu link de banda larga está adequado.
- Dimensionamento de linhas VoIP: para contratar o número correto
de linhas, e evitar gargalos e desperdício de investimentos, o apropriado é
pedir para a empresa fazer uma simulação computacional com base nas suas
contas telefônicas.
- Equipamentos: para que a qualidade final do serviço seja boa,
este é um item muito importante. Verifique por exemplo se os equipamentos
são suficientes para o uso que você quer fazer do VoIP (doméstico ou
profissional) e se eles são atualizáveis.
- Compartilhamento do link: se o link de banda larga for
compartilhado para uso do VoIP com acesso à internet, é fundamental que se
tenha um sistema de gerenciamento, que priorize o tráfego VoIP. Caso isso
não aconteça, no momento em que houver um simples download, por exemplo, a
ligação poderá começar a falhar.
- Manutenção: verifique com os fornecedores quais serviços eles
prestam caso seu equipamento apresente alguma falha e se eles possuem
ferramentas para gerenciamento e diagnóstico remotos.
- Legalidade e idoneidade: para o serviço VoIP seja prestado no
Brasil, é obrigatório que a operadora tenha uma autorização da Anatel
(Agência Nacional de Telecomunicações), SCM ou STFC, sendo que a do tipo SVA
não tem valor legal.
|