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Economizar / Poupar - Quer economizar com o telefone? Confira dicas para contratar o serviço de VoIP 

Data: 27/12/2007

 
 
De acordo com um estudo da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), usar um serviço VoIP (Voz sobre Protocolo Internet) em substituição à telefonia fixa pode representar uma economia de até 76%.

Por meio deste sistema, é possível realizar ligações telefônicas usando a internet. Isso porque os sons da conversa são transformados em dados digitais e enviados a qualquer computador conectado, em todas as partes do mundo.

No entanto, antes de sair por aí contratando a primeira empresa que oferece a tecnologia, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Para isso, a empresa Trellis faz dez recomendações, confira a seguir.

Dicas
  1. Preço x qualidade da operadora VoIP: desconfie de serviços com tarifas muito baixas, já que provavelmente eles são baseados em infra-estruturas precárias e/ou muito congestionadas.
     
  2. Valor das tarifas x impostos: ainda na hora de avaliar o preço cobrado pelas operadoras, observe se os impostos estão incluídos. Mesmo na telefonia convencional, esta é uma "pegadinha" comum para atrair clientes.
     
  3. Comparação de tarifas: como esta análise depende do perfil de utilização, é preciso identificar quais tarifas são mais importantes para você e compará-las. Uma dica é pedir ao prestador de serviços para fazer uma simulação de economia baseada em suas contas anteriores.
     
  4. Pagamento pré-pago X pós-pago: como muitas operadoras costumam cobrar antecipadamente pelo serviço - o que obriga o consumidor a desembolsar um determinado valor antes da utilização - este é um ponto importante a ser analisado.
     
  5. Avaliação da qualidade do link de banda larga: além da velocidade, este é um item muito importante para ter um serviço de qualidade. Por isso, antes de contratar o serviço, verifique se a operadora consegue avaliar se o seu link de banda larga está adequado.
     
  6. Dimensionamento de linhas VoIP: para contratar o número correto de linhas, e evitar gargalos e desperdício de investimentos, o apropriado é pedir para a empresa fazer uma simulação computacional com base nas suas contas telefônicas.
     
  7. Equipamentos: para que a qualidade final do serviço seja boa, este é um item muito importante. Verifique por exemplo se os equipamentos são suficientes para o uso que você quer fazer do VoIP (doméstico ou profissional) e se eles são atualizáveis.
     
  8. Compartilhamento do link: se o link de banda larga for compartilhado para uso do VoIP com acesso à internet, é fundamental que se tenha um sistema de gerenciamento, que priorize o tráfego VoIP. Caso isso não aconteça, no momento em que houver um simples download, por exemplo, a ligação poderá começar a falhar.
     
  9. Manutenção: verifique com os fornecedores quais serviços eles prestam caso seu equipamento apresente alguma falha e se eles possuem ferramentas para gerenciamento e diagnóstico remotos.
     
  10. Legalidade e idoneidade: para o serviço VoIP seja prestado no Brasil, é obrigatório que a operadora tenha uma autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), SCM ou STFC, sendo que a do tipo SVA não tem valor legal.


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :