1. O domínio na Internet deve
ser curto e simples
Um domínio na Internet que tenha poucas letras
facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação. É o caso
de: cade.com.br. Por outro lado, nem sempre uma palavra curta é
simples. O domínio na Internet: schwart.com.br é curto mas não é nada
simples.
2. O domínio na Internet deve
ser de fácil compreensão
Grande parte da propaganda entra em nossa
mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em
uma conversa com amigos. Se o domínio for de difícil pronúncia, como vamos
entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Palavras de origem estrangeira, como a
do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o
caso, por exemplo, do domínio:
coca-cola.com.br ou
danone.com.br que são domínios fáceis de pronunciar e entender. Para ser
de fácil compreensão, um domínio na Internet não deve possuir excesso de
consoantes e, se possível, possuir letras repetidas, como os dois exemplos acima
que ajudam na memorização.
3. O domínio na Internet
deve ser fácil de visualizar e digitar
Nem sempre o que se ouve é o que se escreve.
Veja os casos abaixo:
Você
ouve: Você precisa digitar:
-
Farmaerva
=> pharmaerva.com.br
-
Eletrolux
=> electrolux.com.br
-
"Inglish" for all
=> english4all.com.br
Alguém que ouça esses domínios e tente
digitá-lo no computador vai encontrar dificuldades. Se a sua empresa está
surgindo agora, fuja desse tipo de domínio. Agora, se sua empresa já é
tradicional e tem uma marca conhecida, apesar de ruim para a Internet... é
melhor contratar um consultor.
4. O domínio na Internet não
deve ter problemas de acentuação
Acentos trazem dificuldades adicionais aos domínios. Como os
computadores são objetivos e não gostam de acentos, a linguagem das máquinas não
os utilizam. Isso nos obriga a escrever os domínios sem os acentos criando
dificuldades de pronuncia e memorização para esses nomes. Veja o caso do
domínio: paodeacucar.com.br.
Tente pronunciar o nome sem os acentos e isso fica claro.
5. O domínio na Internet deve
possuir relação com o produto
Se o seu domínio tiver algum tipo de
associação com aquilo que sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu
cliente se lembrar de sua empresa. Veja se você consegue errar a
atividade das empresas detentoras desses domínio:
-
viajo.com.br
-
arremate.com.br
-
investshop.com.br
Uma vez registrado, tome
cuidado com:
ingresso.com.br
# ingressos.com.br
Embora sejam domínios diferentes, com
certeza, muita gente vai se enganar e ir para a empresa errada. Se você pretende
investir para construir uma marca na internet não deve correr esse risco.
Registre também o parecido e o direcione para o seu site. Além de eliminar um a
possível dor de cabeça futura, você facilitará a vida de seu cliente
distraído.
abc-commerce.com.br
# abc-commerce.com
Com a diminuição dos preços e facilidade para
registrar um domínio ".com", cada vez mais sites utilizam essa terminação o que
tende a torná-la relativamente comum e facilitar mais ainda o desvio de seus
clientes. A solução é a mesma, registre também o domínio ".com" e o direcione
para seu site. Além de ser precavido, você estará pavimentando uma eventual
presença de sua empresa no mercado externo. O procedimento é simples e o custo é
quase equivalente ao do domínio no Brasil. Veja, logo abaixo, uma empresa que
presta esse tipo de serviço.