Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Dívidas / Endividado ? - Quando possuem casa própria, pessoas ficam mais propícias às dívidas 

Data: 30/05/2007

 
 

Quando possuem casa própria, as pessoas ficam mais propícias a se endividar. A opinião é da consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Bonnie Brusky, que realizou pesquisa com 300 metalúrgicos brasileiros.

"Quem tem casa própria é mais propício a ficar endividado, pois acha que está em situação confortável. É aí que está o perigo. Quanto ao carro, as pessoas não calculam as despesas adicionais, como IPVA, multas e manutenção", disse a consultora ao Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Pesquisa
De acordo com a pesquisa realizada pela OIT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 5% dos metalúrgicos estão em situação gravíssima com as dívidas, enquanto 12% apresentam risco de chegarem a este nível, 52% são pouco endividados e 31% não têm nenhuma dívida. As despesas mais citadas foram de automóvel e casa própria.

Dentre os que não possuem dívidas, 29% estão com o orçamento apertado e 43% têm alguma dificuldade para fechar as contas. Apenas 2% estão tranqüilos quanto às contas.

Dívidas
Segundo a consultora, o recurso mais utilizado para "sair do vermelho" pelos metalúrgicos entrevistados é o crédito, seguido do uso freqüente de empréstimos e do corte de despesas que desequilibram o orçamento.

Dentre os motivos para o aumento de dívidas, apontados pelos especialistas, estão a queda na inflação e o acesso da população jovem e das classes D e E aos cartões de crédito. "A oferta de crédito é muito grande, o apelo para o consumidor cada vez maior e as necessidades consideradas básicas também aumentaram, como o computador e o celular. O problema é que o nível de renda não cresce na mesma proporção", disse a professora de psicologia econômica da PUC, Vera Rita Ferreira.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :