Todos sabemos como é importante, tanto para homens como para mulheres,
desenvolver o marketing pessoal para impulsionar a carreira. No entanto, existem
algumas particularidades que devem ser destacadas para os homens ou para as
mulheres. Vamos apresentar sete pontos direcionados às mulheres que irão
ajudá-las a impulsionar suas carreiras.
Dica 1: Elabore um plano estratégico de carreira, ele será a
base de seu sucesso. Este plano estratégico deve conter todo o planejamento da
carreira, incluindo táticas (idéias) que serão decisivas para a conquista do
sucesso profissional. Procure ajuda de pessoas experientes, pesquise bem o
mercado, estude histórias de pessoas bem sucedidas em sua área de atuação.
Dica 2: Procure encontrar um foco de mercado promissor e
torne-se realmente competente nesta especialização. Foco de mercado seria a área
específica em que atuará dentro de sua profissão. Por exemplo, uma advogada
poderá se especializar em direito do consumidor para pessoas que tem problemas
com seguro de saúde. Neste caso, esta profissional construirá um posicionamento
no mercado, tornando-se uma referência para todos os consumidores de planos de
saúde. Assim, terá uma posição forte frente à concorrência.
Dica 3: Aprenda a se vestir de acordo com o cargo e tipos de
clientes que irá atender. É preciso entender que você é o produto que vende. E é
fundamental que o produto esteja de acordo com a embalagem que está vendendo.
Seu vestuário deverá reforçar a mensagem que pretende passar ao seu público
alvo. Um vestido sensual pode ser interessante para ser utilizado em uma festa,
mas nunca para vender a imagem de uma profissional competente. Se o público que
estiver atendendo for de pessoas mais simples, roupas sofisticadas poderão
passar uma mensagem de que o cliente não esta a altura de ser atendido por este
profissional. Procure levar em conta seu tipo de público.
Dica 4: Aprenda a utilizar suas qualidades naturais sorriso,
simpatia, voz, apresentação pessoal ou outras qualidades pessoais - que causam
boa impressão nas pessoas, como forma de impressionar profissionalmente seus
clientes ou futuro empregador.
Cada um de nós tem pontos fortes e fracos em nossas qualidades pessoais. Se uma
profissional tem um sorriso cativante, esta será uma boa arma para conquistar a
confiança de seus futuros clientes. Reforce, portanto, suas qualidades pessoais
e as utilize na conquista de seus clientes.
Dica 5: Construa uma rede de relacionamentos com o objetivo de
impulsionar sua carreira. Seu ciclo de amizades deve ser reforçado tendo em
vista seu marketing pessoal. Crie uma agenda profissional além de sua agenda
particular. Inclua todas as pessoas que poderão de alguma forma, no presente ou
no futuro, vir a ajudá-la profissionalmente. Adquira o hábito de fornecer cartão
de visita a todas estas pessoas durante encontros sociais e profissionais, e
também de pedir-lhes seus cartões de visitas. Assim você terá sempre um meio de
contato com estas pessoas.
Dica 6: Aprenda a se expressar de maneira clara, simpática e
persuasiva, pois a comunicação interpessoal é essencial no contato com clientes,
e no relacionamento profissional interno ou externa à empresa ou escritório.
Desenvolva sua capacidade de comunicação, se possível faça cursos na área, e
leia livros sobre o assunto. Em geral, as mulheres têm maior potencial de
comunicação que os homens, pela sua capacidade intuitiva mais acentuada. Tire
proveito destas habilidades femininas em sua promoção pessoal.
Dica 7: Adquira o hábito de agir entusiasticamente, pois assim causará
uma ótima impressão profissional. O entusiasmo é algo magnético, nos faz parecer
dinâmicos, competentes, e bem dispostos. Estas são qualidades essenciais para
todo bom profissional.
A conclusão que chegamos é a seguinte: tanto os homens como as mulheres precisam
se promover profissionalmente marketing pessoal -, mas as mulheres podem tirar
proveito de suas habilidades naturais como mulheres, principalmente no que diz
respeito a área de comunicação interpessoal, para reforçar o poder do seu
marketing pessoal.