Negócios / Empreendedorismo - Capacidade de ouvir
A chave poderosa para uma negociação bem sucedida.
Infelizmente, poucos negociadores sabem ser bons ouvintes. E negociadores que
não são bons ouvintes perdem muitas oportunidades que aparecem no que a
contraparte diz. As estatísticas indicam que o ouvinte normal, sem treino,
entende e retém cerca de 50% de uma conversa. Esta qualidade cai para menos de
25%, depois de decorridos quarenta e oito horas. Isto significa que a lembrança
de conversas anteriores normalmente será imprecisa e incompleta.
Os melhores negociadores quase sempre são também os melhores ouvintes. Por que
existe esta correlação? Os melhores negociadores observam constantemente as
técnicas de comunicação, verbal ou não-verbal, de sua contraparte. Eles ouvem e
observam como outros negociadores escolhem as palavras e estruturam as frases de
maneira eficaz. Eles também sabem ouvir segundo os diferentes aspectos de
dicção, tais como o ritmo da fala e a entonação de voz.
A maioria dos vendedores de sucesso são aqueles que são capazes de descobrir com
maior precisão as necessidades de seus clientes. Esta descoberta é
significativa, já que os profissionais de vendas ganham a vida negociando.
TRÊS FALHAS QUE BLOQUEIAM A CAPACIDADE DE OUVIR
1- Muitos pensam que negociar é, principalmente um trabalho de
persuasão, e para eles persuadir significa falar. Esquecem que é difícil
persuadir outra pessoal quando não se sabe o que pode motivá-la.
2- As pessoas tendem a se preocuparem excessivamente com
relação aquilo que vão dizer e a usar o tempo de preparação da próxima fala.
Podem perder a oportunidade de conseguir uma informação vital para a continuação
da conversa.
3- Todos nós temos filtros emocionais ou “tampões” que nos
impedem de ouvir o que não queremos ouvir.
AS TÉCNICAS PARA OUVIR COM ATENÇÃO
Ser bom ouvinte não é tarefa fácil. É trabalho duro.
1- Esteja motivado para ouvir.
2- Se for para falar, faça perguntas.
3- Esteja alerta para pistas não-verbais.
4- Deixe a contraparte contar a história primeiro.
5- Não interrompa sua contraparte quando ela estiver falando.
6- Evite distrações.
7- Não confie na sua memória.
8- Ouça tendo um objetivo em mente.
9- Não divida a atenção dada à contraparte.
10- Reaja à mensagem, e não contra a pessoa.
11- Não fique zangado.
12- Lembra-se: é difícil falar e prestar atenção ao mesmo
tempo.
PARA PENSAR:
O GATO E OS RATOS
Havia muitos ratos numa casa;
Um gato, ao saber disso, foi para lá. Pegava um rato atrás do outro e os
devorava.
Os ratos então fugiram para os buracos distantes do alcance do gato. Este pensou
num jeito de fazê-los sair.
Subiu numa estaca, fingiu enforcar-se e parecia estar morto.
Um rato, que naquele momento estava saindo do buraco, ao vê-lo, disse:
- Ah, só sairei daqui quando virares pó.
MORAL DA HISTÓRIA
O homem sensato, depois de sofrer os golpes do mau, não se deixa levar por seus
fingimentos.
Referência:
ncm.com.br (Narciso Machado)
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