A graduação, os cursos extracurriculares, a experiência em uma determinada
área, um intercâmbio, tudo isso conta, e muito, na construção e desenvolvimento
de uma carreira bem-sucedida. Mas, nesse caminho, a ferramenta que vai ajudar o
profissional a ajustar pontos importantes de sua atuação profissional é o
feedback.
A avaliação dos profissionais feita por seus gestores deve ser considerada
como uma grande oportunidade de rever os pontos que podem e devem ser
melhorados. O papel do avaliador será muito importante, mas o avaliado também
precisa saber como aproveitar esse momento, para fazer com que esse retorno
realmente seja útil no seu desenvolvimento.
Com o apoio da coordenadora do núcleo de estudos e negócios em
desenvolvimento de pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing),
Adriana Gomes, a equipe InfoMoney elaborou 6 dicas para que se possa aproveitar,
da melhor forma possível, o feedback. Observe:
1 - Considere-o uma oportunidade - antes de mais nada, é preciso ver o
feedback como uma oportunidade de crescimento e não como um momento único e
exclusivamente utilizado para apontar erros, falhas e problemas. Considerar esse
retorno como uma oportunidade já mostra que o profissional está aberto a
mudanças e interessado em se aperfeiçoar. Os que veem o feedback como críticas
destrutivas ficam bem atrás em termos de desenvolvimento.
2 - Não leve para o lado errado - no ambiente corporativo, o lado
pessoal, usualmente, é o lado errado. Um dos maiores erros é achar que o
feedback é sinônimo de crítica. Na prática, o gestor está tratando de pontos a
melhorar que vão ajustar sua atuação e, consequentemente, ajudar a melhorar seus
resultados e os da empresa.
3 - O olhar do outro - valorize e preste muita atenção na avaliação do
seu gestor, pois, por mais que as pessoas estejam trabalhando da melhor maneira
possível, ou seja, “dando o seu melhor”, o olhar do outro pode ajudá-lo a
perceber comportamentos ou atitudes que sozinhos é difícil identificar.
4 - Reflita - para melhor aproveitar um feedback é preciso dar um
tempo, ou seja, ouça atentamente o que foi dito e vá para casa. Ao longo de
alguns dias pense no que foi falado. De acordo com Adriana, certas avaliações,
que num primeiro momento parecem injustas ou equivocadas, depois de um tempo de
reflexão, começam a fazer sentido.
Lembre-se de que é algo intrínseco ao ser humano rejeitar as criticas, e não
deixe essa característica humana boicotar seu desenvolvimento. Não há feedback
em que não haja sugestões de melhoria.
5 - Elabore um plano de ação - depois de uma reunião cheia de
considerações sobre seu trabalho, é hora de elaborar um plano de ação objetivo,
com prazos e metas a serem atingidas. De nada vai adiantar o profissional ser
avaliado, estar aberto e disposto a ouvir onde pode melhorar se ele não fizer
nada a respeito.
Todos os pontos a melhorar devem fazer parte do seu plano de ação. Não se
deve esperar necessariamente mais seis meses ou um ano, dependendo da
periodicidade com que a empresa realiza seus feedbacks, para observar se as
metas estão sendo cumpridas.
Tudo vai depender do ponto de melhoria. No caso de um comentário pontual,
referente a funções do dia a dia, em questões de semanas, já é possível
apresentar melhoras. Aprender outra língua, porém, vai exigir um prazo maior.
Mas o importante é fazer a verificação.
6 - Descubra a intenção do seu gestor - é preciso considerar que
alguns profissionais não estão preparados nem qualificados para oferecer o
feedback. Muitos indivíduos se questionam, alguns até com razão, se seus chefes
de fato querem seu desenvolvimento ou somente usam esse tempo para criticá-los.
Para descobrir a real intenção do seu gestor, alguns conselhos podem ajudar.
De acordo com Adriana, a própria relação que o trabalhador possui com seu
chefe já é um grande indicador. “É onde reside a diferença de uma crítica
destrutiva de um feedback bem dado”. Além da qualidade da relação entre os
profissionais, elementos como a maneira como seu gestor fala com você e o tom de
voz que usa podem indicar o objetivo desse feedback.
Vale ainda ressaltar que, nessa avaliação, não se devem abordar apenas os
pontos a melhorar, mas também valorizar os pontos positivos. Segundo a
consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier, Karla de Oliveira, os
gestores precisam trazer os elementos que mostram que você é um bom
profissional.
Por fim, o que ajuda a identificar a intenção do seu gestor é se ele
apresenta ou não justificativas para as críticas que está fazendo. “O feedback
não é algo aleatório. Se o chefe destaca um ponto negativo, ele precisa
apresentar argumentos que justifiquem essa avaliação”, avalia Karla.