Se você não está levando muito a sério essa onda de redes sociais, é melhor
começar a colocar o assunto na pauta da sua estratégia. Uma pesquisa recente
mostra que o tempo dedicado às redes sociais pelos internautas quase dobrou em
um ano. Os internautas de todo o mundo passaram mais de cinco horas e meia em
redes sociais em dezembro do ano passado, de acordo com pesquisa mundial da
Nielsen Wire. Segundo o levantamento, o número representa aumento de 82% em
relação ao tempo que os usuários da web gastaram no mesmo mês do ano anterior.
Em um tempo não muito distante, ter um site na Internet era mais do que
suficiente para sua empresa estar na "era digital". Hoje em dia ter um site é
muito pouco, ou para algumas empresas quase nada. Alguns segmentos de empresas,
como por exemplo, prestadoras de serviços online, não atraem muita confiança do
consumidor se não tiverem um canal de contato rápido como blog, twitter ou
fóruns de discussão.
Na minha empresa, descobrimos que a taxa de conversão de vendas triplica
quando o usuário passa a nos acompanhar via twitter, blog, youtube ou facebook.
"Isso mostra que a empresa está sempre preocupada em fazer atividades novas, nos
manter informados. Parece que estamos mais próximos e isso me deu confiança em
comprar", afirma Maria de Fátima, em pesquisa realizada com nossos clientes
sobre a decisão de compra após um tempo acompanhando nossas redes sociais.
As pessoas gostariam de acompanhar sua empresa, se ela der essa oportunidade.
E como fazer isso? O primeiro passo é levar a questão a sério, não adianta
começar o processo e parar no meio, algo que não é atualizado há tempos gera
desconfiança. Precisa ter alguém responsável por redes sociais na empresa, não
recomendo terceirizar essa pessoa, talvez a execução com uma agência web, mas
alguém de dentro precisa ser a ponte e trazer essa mentalidade para a
organização.
A rede social que sua empresa irá participar depende muito de sua estratégia,
as mais comuns são:
- Blog: um blog corporativo com informações úteis e práticas, novidades sobre
seus produtos e serviços, cases, perguntas e respostas é uma ferramenta
extremamente importante. Vale tomar cuidado para que o blog não seja algo
unilateral, precisa ter a participação dos leitores (e isso inclui críticas e
saber lidar com elas). Atualize no mínimo duas vezes por semana;
- Twitter: é um meio de comunicação rápido, permite informar novidades,
problemas, novos artigos no blog, etc. Quando bem monitorado, pode ser uma
excelente fonte de prospecção de novos clientes ou até servir como uma espécie
de extensão do seu serviço de SAC. Atualize pelo menos três vezes ao dia;
- Youtube/ Facebook/ Orkut/ LinkedIn: essas e outras redes sociais permitem
criar uma comunidade de pessoas que gostam do seu produto e serviço e querem ver
novidades, vídeos, fotos, eventos e outros. São as que dão o maior trabalho para
manter da forma correta, precisa ter gente pensando em conteúdo ou as pessoas
perderão interesse nesses grupos.
Existem diversos sites na Internet que permitem integrar todas essas mídias.
Por exemplo, quando publico um artigo no meu blog, automaticamente vai para o
Twitter, LinkedIn e Facebook. Com apenas um clique estou atualizado em todas as
minhas redes, isso ajuda a não perder muito tempo.
Coloque esse assunto na pauta da sua estratégia, selecione a equipe correta,
comece a acompanhar e principalmente: meça os resultados ou serão apenas
estratégias soltas que ninguém verá o retorno do investimento.