Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Energia elétrica: o que pode ser feito para diminuir a tarifa? 

Data: 30/05/2007

 
 

O consumidor pode ter feito de tudo para economizar energia elétrica, mas nunca é suficiente. Isso porque, por mais que os gastos sejam diminuídos, as tarifas no Brasil são muito elevadas.

Sobre a tarifa incidem outros custos, como o de impostos e arrecadações governamentais. Além disso, a perda elétrica, o furto, as fraudes e a inadimplência têm impacto na tarifa cobrada pelas empresas e homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por isso, veja o que pode ser feito, não somente pelo consumidor, para que as tarifas diminuam e a conta da energia elétrica também.

Agência
A agência que regulamenta a energia elétrica no Brasil é a Aneel, responsável por analisar a situação das empresas e se os valores cobrados do consumidor são realmente justos e condizentes com a realidade.

O que a agência pode fazer para diminuir a conta é diminuir o nível de exigência da prestação de serviço de distribuição de energia elétrica. Isso porque o grau de qualidade é proporcional ao montante investido e, para se ter o recurso para a melhoria da qualidade, inclui-se os gastos nas tarifas.

Autoridadess
A tarifa de energia elétrica é formada por diversos tributos da federação e encargos setoriais, que fazem com que ela fique mais cara, de maneira a lesar o consumidor. O Congresso Nacional poderia rever estes fatores, de modo que não prejudicasse a arrecadação, mas que diminuísse os valores.

Enquanto isso, cada estado poderia estabelecer um novo valor para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), tributo que incide sobre as tarifas elétricas. Já os municípios poderiam diminuir o valor da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP).

Concessionárias e consumidorr
Para que a relação de consumo seja justa, as concessionárias devem reduzir as perdas comerciais, que são refletidas no preço da tarifa cobrada. Além disso, devem administrar de maneira coerente a empresa, para que as disfunções financeiras não sejam pagas pela própria população.

Os consumidores podem e devem contribuir para a economia de energia elétrica, o que garantirá o recurso por muito mais tempo e ainda o ajudará financeiramente. Ao lavar roupa, tomar banho ou passar roupa, repense seus hábitos e fique atento a detalhes.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoBoa política de trocas ajuda a cativar clientes
Finanças pessoaisO que é mais divertido: guardar ou gastar?
Finanças pessoaisSonhos de consumo: quanto você tem de trabalhar para conquistá-los?
Carreira / EmpregoMarketing Pessoal – Faça o seu!
Carreira / EmpregoDo puxa-saco ao proativo: como a liderança pode lidar com os diferentes tipos?
Investimentos / FundosConheça os 7 principais tipos de fundos - e a quem se destinam
Carreira / EmpregoSurpresas no trabalho: como lidar com o inesperado sem travar a rotina?
13° salárioRecebimento da 2ª parcela do 13º salário é bom momento para quitar dívidas
Economizar / PouparPoupando de troco em troco, você pode realizar seus desejos
Carreira / EmpregoPrincípios básicos do atendimento telefônico