Consumidor - Clonagem do celular
Chegou a conta do celular. Nela, várias ligações que você não
fez. Outra situação não muito comum é inserir créditos no aparelho pré-pago,
mas, antes mesmo de utilizá-los, o saldo para fazer chamadas já está zerado. Se
alguns desses casos é comum para você, existe uma grande possibilidade de seu
aparelho ter sido clonado.
A cópia é fiel ao modelo original, obtida por meio de um rastreador (scanner)
que duplica os dados identificadores do celular (número de série, do telefone
etc). Segundo a Fundação Procon, o sistema analógico é o preferido dos
falsificadores, uma vez que os equipamentos necessários para clonar seus dados
são mais baratos dos que os utilizados para a tecnologia digital.
Resposta do fornecedor
Nesses casos, o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC)? Segundo o
conjunto de normativas, o fornecedor de serviços responde, independentemente da
existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por
defeitos relativos à prestação dos serviços.
Resolução da Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) também assegura ao
usuário o direito a contestar valores que considere indevidos e o não-pagamento
do débito. Ainda no caso de cobranças empregadas erroneamente, a devolução do
montante deve ser imediata.
Dicas
Abaixo, a fundação deixa algumas dicas para que o usuário se proteja do
problema:
- O consumidor tem o direito de requerer sua conta de telefone detalhada e
gratuitamente, inclusive com relação às chamadas originadas 90 dias antes da
solicitação pelo assinante;
- Opte por aparelhos digitais, pois os analógicos são os preferidos dos
falsificadores;
- Evite usar o celular em aeroportos ou imediações, pois nesses lugares há
radares que emitem fortes sinais e interferem nas ondas de rádio,
facilitando a clonagem;
- Os fraudadores aproveitam o momento em que as operadoras fazem o
registro da linha, quando o aparelho está em roaming (fora da área de
serviço), para agir. Por isso, ao desembarcar, desligue o celular;
- Ao ser cobrado por ligações não realizadas, procure a operadora e exija
que seja feito o rastreamento da linha
|