Franquia / Franchising - Franquias de 4ª geração (ou redes inteligentes, ou de aprendizado contínuo)
Nesse tipo de franquia, as regras do dia-a-dia são menos rígidas (naquilo em
que a rigidez não é essencial). A padronização está menos baseada no típico
esquema de "comando e controle" e mais na conscientização e na motivação da
rede.
O funcionamento e a padronização da rede estão fundamentados mais no senso de
Missão e em Valores (estes sim, bastante rígidos, especialmente naquilo que
afete a "essência competitiva" da organização), em objetivos claros e
compartilhados e em relacionamentos fundados no respeito mútuo.
A troca de informações entre franqueador e franqueados é contínua, sendo um
caminho de duas mãos. A comunicação entre os franqueados (e destes com o
franqueador) não é apenas tolerada, mas estimulada o tempo todo. O mesmo ocorre
no que diz respeito à participação dos franqueados em certas decisões
estratégicas.
As franquias de 4ª Geração bem estruturadas fazem uso de tudo aquilo que as
franquias de 3ª geração têm de melhor, ao mesmo tempo em que oferecem mais
liberdade de atuação à rede. É evidente que, para que as coisas funcionem como
devem, os franqueadores que optarem por esse tipo de sistema deverão estar ainda
mais atentos aos processos de recrutamento, seleção, treinamento, motivação e
monitoramento de seus franqueados.
As franquias de 4ª geração estão apenas surgindo. Mas tudo indica que a
tendência natural será a evolução, por parte de muitas das redes que se
encontram em estágios inferiores, para esse estágio mais elevado. Isso porque
esse tipo de franquia agiliza a solução de problemas e o desenvolvimento de
novos diferenciais competitivos essenciais à sobrevivência dos negócios num
mercado em que as coisas acontecem e mudam num ritmo cada vez mais alucinante.
|