No convívio diário com os colegas de trabalho, é comum que as pessoas
sintam-se mais à vontade e em alguns casos até se esquecem de que estão em um
ambiente que "teoricamente" requer certa formalidade. O resultado é que alguns
profissionais levam o "costume de casa" para a empresa e isso pode prejudicar a
imagem do colaborador junto ao gestor e aos próprios pares. Confira abaixo
algumas dicas sobre etiqueta profissional que podem ser adotadas por qualquer
pessoa.
1. Porta aberta - Mesmo que você tenha proximidade com o
colega de trabalho e a porta da sala dele esteja entreaberta, não custa dar
aquela "batidinha".
2. O telefone - Ao entrar na sala, se a pessoa estiver ao
telefone volte e espere alguns minutos. Pode ser que seu colega precise de um
pouco de privacidade naquele momento.
3. A ligação - Quando alguém estiver ao telefone, evite
falar alto e próximo à pessoa, pois do outro lado da linha pode estar até mesmo
um cliente da empresa.
4. O celular - Quando seu celular tocar, o ideal é atendê-lo
fora da sala. Lembre-se que toques altos e "exagerados" chamam a atenção.
5. Quebra do gelo - Expressões com: "Bom dia!", "Olá, tudo
bem?", "Bom final de semana!" são sempre bem-vindas e muitas vezes quebram o
gelo do ambiente.
6. Uma conversa - No ambiente de trabalho é fundamental
trocar ideias com os colegas. Quando estiver em uma conversa, preste atenção,
seja um bom ouvinte e olhe diretamente para a pessoa. No momento oportuno, faça
suas colocações, mas não atropele o processo de comunicação de forma "bruta".
7. O pega-pega - Imagine a seguinte cena: você está na sua
sala e um outro funcionário chega. Ao falar, já pega em seus ombros, dá aquelas
terríveis "empurradinhas" como se estivesse em um campo de futebol. Não faça
parte do clube dos "pega-pega". Mantenha uma distância razoável e evite
gesticular exageradamente.
8. Qual é a música? - Para muitas pessoas, ouvir música é
uma forma de relaxar e há quem adore um som agradável enquanto trabalha. Usar o
fone de ouvido é perfeito para não incomodar os colegas.
9. Brincadeira tem hora - O ambiente de trabalho
descontraído melhora o astral de qualquer pessoa. No entanto, cuidado para não
brincar com o colega no momento errado. Se ele estiver muito concentrado em uma
atividade, não o interrompa para contar uma piada, por exemplo.
10. Lixo no lixo - Como é bom trabalhar em um local limpo.
Mas, isso não depende apenas do profissional responsável pela limpeza. Você
precisa fazer a sua parte. Bolinhas de papel devem ir para o lixo. Se você errou
o alvo, não custa pegar o papel e colocá-lo no cesto. Isso também vale para quem
usa o toalete.