Comportamento do
carro denuncia eventuais falhas
Excesso de oscilação da carroceria e
chiados durante a frenagem podem ajudar o motorista a identificar onde está a
origem dos problemas
Nem tudo pode ser feito na garagem. Se o conserto precisar de maior conhecimento
técnico ou ferramental específico, não hesite em consultar um especialista.
Freios - Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, o item de segurança
máxima são os freios. "Pastilhas, discos e lonas não podem estar desgastadas e
muito menos o fluido vazando." Se o veículo tiver mais de 35 mil km ou um ano de
uso e a luz do painel acesa, o fluido deve ser trocado. Ruídos durante a
frenagem ou pedal sem firmeza podem indicar problemas.
Bateria - As não-seladas exigem reposição de água destilada. Se houver
formação esbranquiçada nos terminais, solte-os, limpe toda a sujeira e aperte
novamente os cabos.
Direção - A caixa de direção não pode ter folgas. Se o carro "puxar" para
um dos lados, calibre os pneus. Se a falha persistir, faça o alinhamento.
Suspensão - Comportamento anormal em curvas, excesso de oscilação da
carroceria e barulhos vindos das partes inferiores do carro podem ser sintomas
de problemas com amortecedores.
Pneus - Calibre-os enquanto estiverem frios, sem se esquecer do estepe.
Se for viajar com o carro lotado, veja no manual se o fabricante recomenda
pressão maior para essas situações. Atente também para o degaste da banda de
rodagem. Pneus "carecas" são perigosos e proibidos. A falha é passível de multa,
ou mesmo de interrupção de viagem. Pior que isso, porém, é correr risco de
acidente. Pneus com sulcos reduzidos oferecem menos estabilidade e aumentam o
risco de aquaplanagem (situação em que o carro "flutua" acima de uma lâmina de
água sobre a pista). Os pneus têm um índice de desgaste, denominado TWI (limite
internacional de segurança). Trata-se de um ressalto na parte inferior dos
sulcos. Quando ele chegar à superfície da banda, deve ser trocado. Recomenda-se
a substituição quando o sulco atingir o limite de 1,6 mm de profundidade. Se o
desgaste for irregular, pode evidenciar problema com a geometria da suspensão
(alinhamento e cambagem).
Velas - Verifique o desgaste e, se necessário, troque. "Pelo estado da
vela podemos saber como está o motor", afirma o mecânico Fábio Fukuda.
Filtros - É aconselhável trocar o filtro de combustível a cada 10 mil km.
O de ar permite limpeza antes de pedir troca.
Correias e mangueiras - As correias têm de estar em boas condições. O
manual informa a quilometragem indicada para troca. Quanto às mangueiras, as
borrachas não devem estar ressecadas, o que causa rachaduras e vazamentos.