Carro / Veículo - Apenas ter o airbag no carro não é garantia de segurança
Em fevereiro de 2009, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que torna o
airbag item obrigatório em todos os automóveis produzidos no Brasil, com o
objetivo de aprimorar a segurança.
Porém, segundo o ortopedista do Hospital Orthomed Center, Leandro Gomide, apenas
ter o item no carro não é garantia de segurança. Ele explica que a função do
equipamento é zerar a velocidade entre o passageiro e o painel, o que só
funciona se os ocupantes estiverem usando o cinto de segurança de três pontos e
se mantiveram os assentos distantes do volante.
"Se você estiver muito próximo da área de inflação da peça, pode se machucar com
a propulsão do airbag, já que a zona de perigo é de 5 a 8 centímetros do espaço
onde o componente explode. O correto é posicionar os bancos a 25 cm do painel",
alerta.
Já para crianças, complementa o médico, as regras são diferentes. "Até os 12
anos, recomendamos que elas viajem no banco traseiro, já que a força de um
airbag é capaz de arremessá-las longe e de até mesmo matar".
Ajuste correto do banco
Saiba como ajustar os assentos para melhorar o desempenho do airbag:
- Mova o assento para trás o máximo possível, de maneira que ainda consiga
alcançar os pedais confortavelmente.
- Incline ligeiramente o encosto de seu banco. Embora modelo dos carros
varie, a maioria dos motoristas consegue manejar o volante a uma distância
de 25 cm, mesmo com o assento do motorista deslocado completamente para a
frente.
Mas, se a inclinação do assento dificultar a visão da estrada, o condutor
pode se elevar usando o sistema de elevação do assento (se o carro dispor
disso) ou sentar em uma almofada firme e não escorregadia.
- Direcione o airbag para o seu peito e nunca para a cabeça ou pescoço,
baixando o volante de direção (isso só funciona em carros com volante
ajustável).
O airbag
O airbag é um dispositivo constituído de pastilhas de nitrogênio (que são
acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica do carro) dentro de
um balão de ar muito resistente, capaz de amortecer o impacto causado por
colisões de qualquer natureza.
O item é feito de um tecido fino de náilon, dobrado dentro do volante ou do
painel do veículo, que é inflado quando seu sensor detecta a força de uma
colisão equivalente a um choque (que atinja uma velocidade de 16 Km/h a 24 km/h)
contra uma parede de alvenaria.
Referência:
InfoMoney
|
Autor:
Equipe InfoMoney
|
|