Carreira / Emprego - Trabalho em excesso? Será que você sabe administrar o seu tempo produtivo?
O trabalho e a correria durante a semana, muitas vezes, ocasiona a falta de
energia e de satisfação pessoal. Mas, por que será que isso ocorre? Você sabe
administrar e tornar o seu tempo produtivo tanto no ambiente social quanto no
profissional?
De acordo com o especialista em gerenciamento do tempo e sócio da Triad,
Christian Barbosa, a maioria das pessoas fazem as coisas certas na hora errada
ou então gastam muito tempo com atividades desnecessárias.
"As consequências de não saber equilibrar o tempo e as atividades a serem
executadas são as horas-extras no trabalho, o estresse e a decepção por querer
realizar muitas coisas e sentir-se mal por não ser capaz".
Indagações
Diante de uma mesa lotada de tarefas para serem feitas e os ponteiros do relógio
"correndo" desenfreadamente, a sensação que temos é de não haver outras
alternativas a não ser as horas-extras, o expediente no fim de semana ou o
trabalhar em casa, não é verdade?
Mas, para Barbosa, há outra solução para esse problema, sem deixar de ser
produtivo. Basta mudar os seus hábitos organizacionais.
"É possível sim ser produtivo no trabalho e realizar tudo o que precisamos,
tendo espaço ainda para aproveitar o melhor da vida pessoal, a partir de simples
mudanças nos hábitos de organização".
Como mudar?
O primeiro passo para organizar bem o seu tempo é anotar todos os seus
compromissos do dia, com o intuito de não esquecer nenhum deles.
"Com as novas tecnologias, a famosa e velha agenda de papel está sendo deixada
de lado pelos profissionais, que abandonam o hábito de escrever as suas
atividades. Para os adeptos às inovações tecnológicas, sugiro que procurem
algumas ferramentas existentes para a organização pessoal. Voltem a adotar a
mania de escrever o que precisa ser feito nos próximos dias e planejem a
execução".
Barbosa ressalta que, ao ter a confiança de que os compromissos fixados apenas
na memória não serão esquecidos, as chances de não cumprir os prazos
estabelecidos são maiores, devido à grande quantidade de serviços a serem
decorados.
Calcule seu tempo
Depois de anotar todos os compromissos, chega a hora de conferir se haverá tempo
hábil para realizá-los.
"Muitas pessoas fazem uma lista imensa de atividades e, no fim do dia, percebem
que não conseguiram cumprir um terço do programado. Por isso, após escrever
quais são as suas tarefas importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo
levará para realizar cada uma delas. Então some e analise a real possibilidade
de fazer tudo dentro do seu tempo disponível no trabalho".
Stop!
O especialista alerta que o profissional precisa estar ciente de que podem haver
alterações na rotina de trabalho pré-estabelecida, como o surgimento de mais
compromissos, em caráter de urgência. Entretanto, um limite deve ser respeitado.
"Por um desejo ou uma obrigação de fazer tudo rápido, as pessoas parecem querer
abraçar o mundo e tentam fazer mais do que podem, ficando até mais tarde no
escritório ou levando o trabalho para casa. Esse é um erro que deveria ser
evitado ao máximo".
Barbosa finaliza afirmando que nem sempre temos como fugir do excesso de
trabalho. Porém, é possível realizar um bom planejamento, não desperdiçando
tempo e conhecendo os nossos limites, com o objetivo de fazer aquilo que
sentimos prazer, conquistando uma vida melhor, com mais qualidade e satisfação.
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