Deveres do Consumidor
1) Questionar o preço e a qualidade de produtos e serviços; 2) Estar ciente das conseqüências de nosso consumo sobre os outros cidadãos; 3) Reclamar. É mais que um direito, é um dever de consciência; 4) Organizar-se em conjunto, para a promoção e proteção dos interesses dos consumidores; 5) Pesquisar sempre antes de comprar; 6) Preservar, conservar e proteger os recursos naturais; 7) Boicotar comerciantes desonestos e inescrupulosos; 8) Falar sempre a verdade ao reclamar junto aos órgãos de Defesa do Consumidor.
Direitos do Consumidor
1) Proteção à vida e à saúde; 2) Educação para o consumo; 3) Escolha de produtos e serviços; 4) Informação; 5) Proteção contra publicidade enganosa e abusiva; 6) Proteção contratual; 7) Indenização; 8) Acesso à justiça; 9) Facilitação de defesa de seus direitos; 10) Qualidade dos serviços públicos.
Fonte: Procon