A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se
você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo deste
manual é tornar esta tarefa mais prazerosa, organizada e eficaz. O propósito de
se escrever um Plano de Negócios fica bastante claro quando se verifica a
quantidade de benefícios que um Plano de Negócios pode trazer para sua empresa.
Através desta ferramenta de gestão, você consegue planejar e decidir a respeito
do futuro de sua empresa, tendo como base o seu passado, sua situação atual em
relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. Com o Plano de Negócios é
possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo
evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o
ambiente de negócio em que você atua; conhecer seu mercado e definir estratégias
de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de
seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; enfim,
você terá um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa. Como se
nota, o Plano de Negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma
ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizado e utilizado
periodicamente.
A cultura de planejamento ainda não está totalmente difundida no Brasil, ao
contrário de outros países, como por exemplo os Estados Unidos, onde o Plano de
Negócios é o passaporte e o pré-requisito básico para a abertura e gerenciamento
do dia-a-dia de qualquer negócio, independente de seu tipo ou porte.
Mas essa situação tem mudado rapidamente nos últimos anos devido a vários
fatores, principalmente pelo fato de muitas instituições, bancos, órgãos
governamentais (MCT, BNDES, CNPQ etc) estarem exigindo o Plano de Negócios como
base para a análise e concessão de crédito, financiamento e recursos às
empresas, entidades etc. O Plano de Negócios está, cada vez mais, tornando-se a
principal arma de gestão que um empresário pode utilizar visando o sucesso de
seu empreendimento. Por essa razão, é necessário que se entenda o que significa
escrever um Plano de Negócios, como proceder, o que escrever e como utilizá-lo
para as diversas finalidades a que se propõe.
O Plano de Negócios serve também como um cartão de visitas da empresa e como
um instrumento de apresentação do negócio de forma concisa, mas que engloba
todas as suas principais características. Alguns dos possíveis públicos para o
seu Plano de Negócios estão listados a seguir:
Incubadoras de empresas: com o objetivo de se tornar uma empresa
incubada.
Sócios potenciais: para estabelecer acordos e direção.
Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas.
Bancos : para outorgar financiamentos.
Intermediários: pessoas que ajudam a vender o seu negócio.
Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e
outros interessados.
Gerentes de Marketing: para desenvolver planos de marketing.
Executivos de alto nível: para aprovar e alocar recursos.
Fornecedores: para outorgar crédito para compra de mercadorias e
matéria prima.
Gente talentosa: que você deseja contratar para fazer parte da sua
empresa.
A própria empresa: para comunicação interna com os empregados.
Os clientes potenciais: para vender o produto/serviço.
Já que é tão importante escrever um Plano de Negócios para sua empresa, você
deve estar ansioso em saber o que é o Plano de Negócios!
O que é o Plano de Negócios?
O plano de negócios é um documento usado para descrever seu negócio. As
seções que compõem um Plano de Negócios geralmente são padronizadas para
facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito
específico. Um Plano de Negócios para uma pequena empresa pode ser menor que o
de uma grande organização, não ultrapassando talvez 10-12 páginas. Muitas seções
podem ser mais curtas que outras e até ser menor que uma única página de papel.
Mas para se chegar ao formato final geralmente são feitas muitas versões e
revisões do Plano até que esteja adequado ao público alvo do mesmo. Não existe
uma estrutura rígida e específica para se escrever um Plano de Negócios, porém,
qualquer Plano de Negócios deve possuir um mínimo de seções as quais
proporcionam um entendimento completo do negócio. Estas seções são organizadas
de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do Plano de
Negócios entender como sua empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e
serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.
A seguir, encontra-se uma proposta de estrutura para a confecção de um Plano
de Negócios. Seu formato foi obtido a partir da análise de várias publicações,
artigos, livros e Planos de Negócios reais utilizados por várias empresas. No
entendimento do autor deste manual, essa proposta de estrutura é a que melhor se
aplica à situação geral das empresas brasileiras. Porém, dependendo do público
alvo de seu Plano de Negócios, você provavelmente terá que apresentar estruturas
distintas da aqui proposta. No entanto, as informações normalmente requisitadas
poderão ser extraídas desse modelo.
Estrutura de um Plano de Negócios
O Plano de Negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem
um entendimento global do negócio de forma escrita e em poucas páginas. Como já
foi mencionado, este padrão de estrutura de um Plano de Negócios foi definido
com base em estudos e observação de Planos de Negócios de empresas reais. Assim,
acredita-se que esta estrutura proposta está adequada ao propósito deste manual,
que foca esse público alvo.
Cada seção está explicada em detalhes ao longo deste manual visando tornar a
tarefa de escrever o Plano de Negócios de sua empresa mais simples e organizada.
A seguir, encontra-se uma descrição sucinta de cada uma das seções do Plano de
Negócios.
- Capa
A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do Plano de
Negócios, pois é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano
de Negócios, devendo portanto ser feita de maneira limpa e com as
informações necessárias e pertinentes.
- Sumário
O sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócios e a página
respectiva onde se encontra.
- Sumário Executivo
O Sumário Executivo é a principal seção do seu Plano de Negócios. Através do
Sumário Executivo é que o leitor decidirá se continua ou não a ler o seu
Plano de Negócios. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisado
várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam em
seu Plano de Negócios. Deve ainda ser dirigido ao público alvo do seu Plano
de Negócios e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao
leitor (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco,
apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc.). O
Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de
todas as outras seções do plano para ser feita. - Planejamento Estratégico
do Negócio A seção de planejamento estratégico é onde você define os rumos
de sua empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem
como a descrição da visão e missão de sua empresa. É a base para o
desenvolvimento e implantação das demais ações de sua empresa.
- Descrição da Empresa
Nesta seção você deve descrever sua empresa, seu histórico,
crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos,
estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados
etc.
- Produtos e Serviços
Nesta seção do seu Plano de Negócios você deve descrever quais são seus
produtos e serviços, como são produzidos, ciclo de vida, fatores
tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes
atuais, se detém marca e/ou patente de algum produto etc.
- Análise de Mercado
Na seção de Análise de Mercado, você deverá mostrar que conhece muito bem o
mercado consumidor do seu produto/serviço (através de pesquisas de mercado):
como está segmentado, as características do consumidor, análise da
concorrência, a sua participação de mercado e a dos principais concorrentes,
os riscos do negócio etc.
- Plano de Marketing
O Plano de Marketing apresenta como você pretende vender seu produto/serviço
e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a
demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do
produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas,
canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade.
- Plano Financeiro
A seção de finanças deve apresentar em números todas as ações planejadas de
sua empresa e as comprovações, através de projeções futuras (quanto precisa
de capital, quando e com que propósito), de sucesso do negócio. Deve conter
itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balanço, ponto de
equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de
retorno sobre investimentos etc. - Anexos Esta seção deve conter todas as
informações que você julgar relevantes para o melhor entendimento de seu
Plano de Negócios. Por isso, não tem um limite de páginas ou exigências a
serem seguidas. A única informação que você não pode esquecer de incluir é a
relação dos curriculum vitae dos sócios da empresa. Você poderá anexar ainda
informações como fotos de produtos, plantas da localização, roteiro e
resultados completos das pesquisas de mercado que você realizou, material de
divulgação de seu negócio, folders, catálogos, estatutos, contrato social da
empresa, planilhas financeiras detalhadas etc.
Qual o tamanho ideal de um Plano de Negócios?
Não existe um tamanho ideal ou quantidade exata de páginas para o Plano de
Negócios. O que se recomenda é escrever o Plano de Negócios de acordo com as
necessidades do público alvo que lerá o Plano de Negócios. Se o leitor for um
gerente de banco ou um investidor, por exemplo, ele dará mais ênfase para a
parte financeira do plano. Se o leitor for uma instituição de fomento ou
governamental, esta enfocará porque você está requisitando a quantidade de
recursos solicitada, onde aplicará e como a empresa retornará o capital
investido. Se for um parceiro, este atentará mais para a sua análise de mercado
e oportunidades de grandes lucros. Se for um fornecedor, este atentará para a
saúde financeira de sua empresa, sua carteira de clientes, o crescimento do seu
negócio. Enfim, a estratégia e a quantidade de páginas do Plano de Negócios
depende de qual será o seu público alvo. Mas, para auxiliá-lo nesta tarefa, a
seguir encontra-se uma descrição dos possíveis tipos e tamanhos de um Plano de
Negócios.
Plano de Negócios Completo: é utilizado quando se pleiteia uma
grande quantidade de dinheiro, ou se necessita apresentar uma visão completa
do seu negócio. Pode variar de 15 a 40 páginas mais material anexo.
Plano de Negócios Resumido: é utilizado quando se necessita
apresentar algumas informações resumidas a um investidor por exemplo, com o
objetivo de chamar sua atenção para que ele lhe requisite um Plano de
Negócios Completo. Deve mostrar os objetivos macros do negócio,
investimentos, mercado e retorno sobre o investimento e deverá focar as
informações específicas requisitadas. Geralmente varia de 10 a 15 páginas.
Plano de Negócios Operacional: é muito importante para ser
utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários.
É excelente para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos
estratégicos da organização. Seu tamanho pode ser variável e depende das
necessidades específicas de cada empresa em termos de divulgação junto aos
funcionários.
Independente do tamanho e tipo do Plano de Negócios, sua estrutura deve
conter as seções anteriormente apresentadas. Nos demais artigos do site cada
seção do Plano de Negócios é explicada em detalhes.