A vítima recebe um e-mail informando que a sua ordem de compra de alguma
coisa está sendo processada e o seu cartão de crédito será debitado por um valor
X (elevado).
O problema é que a vítima não comprou absolutamente nada disso pelo cartão.
Na realidade os golpistas enviaram a mesma mensagem na forma de SPAM para
milhares de pessoas usando como endereço e-mail de resposta um endereço
invalido, o que impede a vítima de recusar / anular a suposta compra por meio de
e-mail. No e-mail os golpistas fornecem também um número de telefone da suposta
empresa vendedora.
Trata-se normalmente de um número internacional que cobra taxas elevadas por
minuto de conversação (até 25 USD por minuto, freqüentemente com prefixo 767 ou
parecido). Você liga para resolver este mal entendido da cobrança no cartão e
eles enrolam você para ficar o máximo possível na linha ... afinal o seu
problema com o cartão será resolvido mas a sua conta de telefone trará outras
surpresas desagradáveis.
Em uma variante bastante comum, anexado ao e-mail tem um arquivo supostamente
contendo os detalhes da operação mas que na realidade é um vírus ou trojan ou
discador.
Outra versão ainda, convida a visitar um determinado site para obter maiores
detalhes. Acessando o site é proposto o envio de um arquivo supostamente
contendo detalhes da operação mas que na realidade é do mesmo tipo descrito
anteriormente.