A matemática é um assunto muito falado, mas pouco compreendido.
Pode ser um desafio fascinante, confuso e frustrante, mas, quando se consegue
desenvolver um interesse por esta ciência, abre-se um mundo novo.
No nosso dia a dia necessitamos de algum nível de desempenho matemático
(no supermercado, no banco, para gerir o ordenado, etc.). Se as crianças se
habituarem a classificar a matemática como algo útil no seu quotidiano, será
mais simples aprenderem esta ciência. As experiências matemáticas realizadas
fora da escola podem ser decisivas no desenvolvimento matemático da criança e do
jovem.
Se não surgirem espontaneamente, qualquer pai pode ajudar o seu filho a
desenvolver o pensamento matemático promovendo situações matemáticas reais.
DICAS I, II e III
DICA 1 -Se o seu filho tem entre 2 a 4 anos, proponha que
ele conte objectos (até 4). Por exemplo, coloque 4 bonecos em linha e conte da
esquerda para a direita. Peça-lhe que ele conte sozinho. Repita. Conte depois da
direita para a esquerda. Estimule contagens de outros objectos, de animais, de
pessoas numa fotografia, de objectos num desenho ou na página de um livro, etc.
DICA 2 -Para crianças do 1º ciclo, uma boa ajuda é a
manipulação de pequenas quantias de dinheiro. Pode permitir que o seu filho vá
juntando ao longo da semana pequenas economias, para gastar numa compra
simbólica no fim-de-semana (um pequeno brinquedo, uma guloseima, material
escolar, etc.). A criança deverá contabilizar diariamente o que já tem e quanto
ainda lhe falta.
DICA 3 -Os jogos lógicos de tabuleiro ajudam a desenvolver o
raciocínio matemático. Bons exemplos são o xadrez e as damas. Jogue com o seu
filho ou incentive-o a jogar com amigos.
Pais e educadores podem caminhar num mesmo sentido, promovendo a matemática
no dia a dia das crianças e jovens.