Apesar de o atendimento e de a qualidade ainda serem diferenciais, o
consumidor se importa mesmo com o preço na hora de comprar um produto. A
constatação é de pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, em
parceria com o instituto Ipsos.
Conforme o levantamento, que ouviu mil pessoas em nove regiões metropolitanas do
País, a maioria dos entrevistados - especificamente 84% - afirma que o maior
influenciador na hora de escolher o local onde se comprará o produto é o valor
empregado.
Variantes
Há, no entanto, outras variantes quanto à escolha do estabelecimento, como a
qualidade (35%), o atendimento (24%), a proximidade de casa (16%) e a variedade
de marcas (12%).
"E isso se vê no sucesso de empresas que saem na frente em qualidade e
atendimento ou que oferecem um mix diferenciado", informaram técnicos do
instituto por meio de nota.
O que agrada
Além disso, a pesquisa constatou que os fatores que mais agradam o consumidor
brasileiro no comércio são: atendimento (com 78% das citações entre "ótimo ou
bom"), limpeza (77%), qualidade (74%), condições de pagamento (72%) e variedade
de produtos (68%).
Por outro lado, mesmo sendo citado como o fator que mais pesa na hora das
compras, o item preço foi o que recebeu o menor percentual de conceitos ótimo ou
bom (42%).
Satisfação
Quase metade dos entrevistados (42%) afirmou estar satisfeito com a quantidade
de estabelecimentos comerciais disponíveis.
Outros 13% acreditam que faltam supermercados; 10% acham o mesmo de farmácias, e
outros 3% reclamam da pouca oferta de lojas de roupas, de eletrodomésticos e de
açougues.