Muitas vezes, por falta de dinheiro, o consumidor opta por um modelo usado na
hora de adquirir ou trocar de carro. No entanto, é preciso ficar atento a alguns
detalhes antes de concretizar a compra, uma vez que os cuidados neste tipo de
negociação devem ser dobrados.
Este tipo de operação tem papel de destaque no mercado de consumo e o Procon,
preocupado com o bem-estar do consumidor, preparou um roteiro a ser seguido por
aqueles que querem fazer uma boa aquisição.
Previna-se acima de tudo!
Para evitar surpresas, como adquirir um veículo roubado, com dívidas ou que
esteja em mau estado, consulte o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) a
respeito da documentação, multas e qualquer outro tipo de restrição. Antes de
efetuar o pagamento, o carro deve passar por uma vistoria do órgão.
Além disso, verifique a autenticidade dos documentos e confira o número do
chassi, gravado em várias partes do veículo (perto do motor, no vidro ou em
outros locais). Os números, que devem estar alinhados, com espaçamento e
contornos regulares, têm de ser os mesmos do certificado de propriedade do
veículo.
Pesquise os preços de carros usados, pois eles costumam variar muito. O modelo,
a cor, o ano de fabricação, a quilometragem rodada, a quantidade de revisões
efetuadas e a existência de opcionais devem ser considerados na hora da
negociação de valores. Se for pagar à vista, peça desconto!
Detalhes não podem ser esquecidos!
Procure um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro, a parte
mecânica e a funilaria. Além do mais, examine o carro à luz do dia e desconfie
de ondulações e pequenos amassados na lataria.
Confira se as portas e o capô, ao serem fechados, encaixam-se perfeitamente. O
desnível pode indicar que o carro foi batido. Observe também os locais próximos
às borrachas das portas e dos pára-lamas, as arestas inferiores da carroceria,
as caneletas e as bordas das tampas do capô, do motor e do porta-malas.
Veja se o veículo foi pintado recentemente e fique atento às diferenças de cor e
respingos de tinta nos frisos e borrachas. Carros encerados podem esconder
defeitos na pintura e as bolhas na pintura são sinal de ferrugem.
Possíveis furos na lataria, que tenham sido recobertos por massa plástica, podem
ser detectados através de diferenças de sons ao se dar pancadinhas na lataria.
Embrulhe também um ímã em uma flanela, fixe-o na lataria e movimente. Caso ele
se desprenda em algum ponto, pode significar que o local foi recoberto.
Testando o funcionamento do carro
Balançando o veículo, é possível testar o sistema de amortecimento. Caso o carro
sacuda diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições. Pressione
também cada roda, para dentro e para fora, com o carro suspenso. Se houver
folga, provavelmente o rolamento está gasto e deverá ser regulado ou trocado.
Os pneus também são importantíssimos: caso estejam lisos, sem aderência,
certamente causarão prejuízos à freada, ao desempenho do veículo e à sua
segurança. Desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão,
alinhamento ou balanceamento das rodas.
Verifique o óleo, retirando a vareta de seu compartimento e avaliando seu
aspecto, nível e viscosidade. O sistema de refrigeração do motor também deve ser
conferido e o líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de
ferrugem ou aspecto oleoso.
Os tubos de borracha não podem estar rachados, quebrados ou ressecados. Veja
ainda se o filtro de ar está limpo e se os cabos da ignição apresentam fendas ou
rasgões. A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações e a
correia não pode apresentar rachaduras ou deformações.
Confira o motor e os freios!
O som do motor é um importante indicativo do desgaste ou bom funcionamento desta
peça. Um mecânico saberá reconhecer se o veículo necessita de uma retífica.
Verifique a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo
uma ladeira em segunda marcha.
Freie normalmente o carro. Se houver um ruído metálico, é sinal de que as
pastilhas estão gastas. Em um local plano e sem fluxo de carros, freie o veículo
soltando as mãos da direção. Caso o carro penda para algum lado, há problemas no
freio, suspensão ou os pneus não estão corretamente calibrados.
Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por
algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluido de
freio. Ao engatar todas as marchas, fique alerta a ruídos e verifique se as
rodas estão balanceadas e alinhadas. Caso não estejam, haverá trepidação na
direção ou o carro penderá para um dos lados.
Observe ainda se os bancos não estão afundados, soltos, tortos, rasgados, sujos
ou quebrados. Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques,
lanternas, freios de mão e pé, faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador,
pisca-pisca, luzes de freio, velocímetro, pisca-alerta, buzina, indicador de
temperatura etc. Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam
problemas na vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.