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Carro / Veículo - Vai comprar um carro usado? Conheça as dicas para fazer um bom negócio 

Data: 30/05/2007

 
 

Muitas vezes, por falta de dinheiro, o consumidor opta por um modelo usado na hora de adquirir ou trocar de carro. No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de concretizar a compra, uma vez que os cuidados neste tipo de negociação devem ser dobrados.

Este tipo de operação tem papel de destaque no mercado de consumo e o Procon, preocupado com o bem-estar do consumidor, preparou um roteiro a ser seguido por aqueles que querem fazer uma boa aquisição.

Previna-se acima de tudo!
Para evitar surpresas, como adquirir um veículo roubado, com dívidas ou que esteja em mau estado, consulte o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) a respeito da documentação, multas e qualquer outro tipo de restrição. Antes de efetuar o pagamento, o carro deve passar por uma vistoria do órgão.

Além disso, verifique a autenticidade dos documentos e confira o número do chassi, gravado em várias partes do veículo (perto do motor, no vidro ou em outros locais). Os números, que devem estar alinhados, com espaçamento e contornos regulares, têm de ser os mesmos do certificado de propriedade do veículo.

Pesquise os preços de carros usados, pois eles costumam variar muito. O modelo, a cor, o ano de fabricação, a quilometragem rodada, a quantidade de revisões efetuadas e a existência de opcionais devem ser considerados na hora da negociação de valores. Se for pagar à vista, peça desconto!

Detalhes não podem ser esquecidos!
Procure um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro, a parte mecânica e a funilaria. Além do mais, examine o carro à luz do dia e desconfie de ondulações e pequenos amassados na lataria.

Confira se as portas e o capô, ao serem fechados, encaixam-se perfeitamente. O desnível pode indicar que o carro foi batido. Observe também os locais próximos às borrachas das portas e dos pára-lamas, as arestas inferiores da carroceria, as caneletas e as bordas das tampas do capô, do motor e do porta-malas.

Veja se o veículo foi pintado recentemente e fique atento às diferenças de cor e respingos de tinta nos frisos e borrachas. Carros encerados podem esconder defeitos na pintura e as bolhas na pintura são sinal de ferrugem.

Possíveis furos na lataria, que tenham sido recobertos por massa plástica, podem ser detectados através de diferenças de sons ao se dar pancadinhas na lataria. Embrulhe também um ímã em uma flanela, fixe-o na lataria e movimente. Caso ele se desprenda em algum ponto, pode significar que o local foi recoberto.

Testando o funcionamento do carro
Balançando o veículo, é possível testar o sistema de amortecimento. Caso o carro sacuda diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições. Pressione também cada roda, para dentro e para fora, com o carro suspenso. Se houver folga, provavelmente o rolamento está gasto e deverá ser regulado ou trocado.

Os pneus também são importantíssimos: caso estejam lisos, sem aderência, certamente causarão prejuízos à freada, ao desempenho do veículo e à sua segurança. Desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.

Verifique o óleo, retirando a vareta de seu compartimento e avaliando seu aspecto, nível e viscosidade. O sistema de refrigeração do motor também deve ser conferido e o líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso.

Os tubos de borracha não podem estar rachados, quebrados ou ressecados. Veja ainda se o filtro de ar está limpo e se os cabos da ignição apresentam fendas ou rasgões. A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações e a correia não pode apresentar rachaduras ou deformações.

Confira o motor e os freios!
O som do motor é um importante indicativo do desgaste ou bom funcionamento desta peça. Um mecânico saberá reconhecer se o veículo necessita de uma retífica. Verifique a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha.

Freie normalmente o carro. Se houver um ruído metálico, é sinal de que as pastilhas estão gastas. Em um local plano e sem fluxo de carros, freie o veículo soltando as mãos da direção. Caso o carro penda para algum lado, há problemas no freio, suspensão ou os pneus não estão corretamente calibrados.

Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluido de freio. Ao engatar todas as marchas, fique alerta a ruídos e verifique se as rodas estão balanceadas e alinhadas. Caso não estejam, haverá trepidação na direção ou o carro penderá para um dos lados.

Observe ainda se os bancos não estão afundados, soltos, tortos, rasgados, sujos ou quebrados. Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques, lanternas, freios de mão e pé, faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, pisca-pisca, luzes de freio, velocímetro, pisca-alerta, buzina, indicador de temperatura etc. Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.



 
Referência: Msn Seu Dinheiro
Autor: infomoney
Aprenda mais !!!
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