Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - PPA: mais uma alternativa para planejar sua aposentadoria 

Data: 30/05/2007

 
 

Aposentadoria. A maioria das pessoas sonha com o momento de pendurar as chuteiras e curtir a vida. Mas, partindo para a realidade, sabe-se que a decisão de simplesmente parar de trabalhar não é fácil assim.

Mais do que pensar no futuro, é preciso estar realmente pronto para este período. E isso exige planejamento. Com esse objetivo, empresas que patrocinam planos de previdência aos seus funcionários têm mostrado interesse na adoção de programas de preparação para a aposentadoria, conhecidos como PPAs.

Quanto mais cedo, melhor
O que se percebe, de acordo com pesquisa realizada pela Abrapp, é que a preocupação dessas companhias está direcionada para os funcionários mais antigos, que estão a um ano da aposentadoria.

E mais: algumas empresas se destinam a ex-empregados já aposentados. Para se ter uma idéia, das 85 empresas que participaram do estudo, apenas uma declarou disponibilizar o programa a todos os funcionários, sem levar em consideração o tempo de "casa" ou quanto tempo ainda faltava para a aposentadoria.

Atenta a essa realidade, a psicóloga Ana Fraiman apresenta um novo modelo de PPA, chamado "Planejamento Estratégico de Vida e Carreira". O objetivo? Que os profissionais, já a partir dos 30 anos, comecem a planejar o seu futuro, dentro e fora do atual ambiente de trabalho.

"Com o mercado de trabalho estrangulado, as pessoas têm que formular o plano B e o plano C; isso exige que elas se imaginem fora da empresa", declarou a psicóloga à Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

Menos idade, mais naturalidade
Ana Fraiman destaca que as pessoas mais jovens conseguem planejar o futuro fora da empresa com mais naturalidade.

Aqueles com mais maturidade nem sempre têm condições de se ver distantes da companhia, já que se tornam mais produtivos à medida que a idade da aposentadoria vai chegando. Diante de tantos compromissos profissionais, altos executivos se declaram sem tempo para treinar um "substituto", ou mesmo para planejar o futuro longe da empresa.

Problemas na pós-carreira
Perto dos 55 anos, a maioria dos profissionais apresenta-se no auge da carreira, e não vê motivos para pensar em parar, embora a aposentadoria esteja próxima. Com isso, o planejamento da pós-carreira acaba sempre adiado. Na hora H, muitos se ressentem de não ter um plano arquitetado. Têm conhecimento e experiência, mas não encontram a melhor maneira de aplicá-los.

Os executivos que optam por abrir uma empresa, por exemplo, estão tão habituados a contar com o apoio de secretária ou assistentes que, ao precisarem começar um negócio e desempenhar múltiplas funções sozinhos, acabam enfrentando dificuldades.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoDesabafo profissional nas redes sociais pode prejudicar trabalhador
Impostos / TributosImposto de renda (IR): Quem paga pensão alimentícia a ex-cônjuge e filhos pode considerá-los dependentes?
SaúdeMemória falha é sintoma de doença ou falta de atenção; identifique seu problema
ImóveisSonho da casa própria: atenção aos cuidados na hora de construir!
Carro / VeículoSaiba como funciona a garantia de veículos
Turismo / ViagensQuer economizar tempo e dinheiro viajando de ônibus? Conheça algumas dicas
Defenda-seSeparação Judicial
FilhosDia das Crianças: presentes têm diferença de preços que chegam a 81%
Investimentos / FundosTesouro Direto: conheça a modalidade com melhor retorno real em 10 anos
MotivaçãoPaixão: a força que impulsiona!