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Negócios / Empreendedorismo - Dicas para sua Home Office 

Data: 30/05/2007

 
 
O empreendedor que trabalha em casa precisa inicialmente de muita disciplina para manter o ritmo produtivo. Já falei um pouco sobre formas de evitar as distrações, e agora vou listar algumas das coisas que não podem faltar (e outras que são muito úteis) em uma Home Office (Escritório em Casa).

Um espaço adequado para o trabalho não é somente uma questão estética ou de conforto, é uma condição para que o profissional tenha um bom rendimento ao longo de todo o dia.

1. Tenha um espaço separado. Não faça seu escritório na sala ou no quarto, você precisa ter um ambiente no qual possa ter tranqüilidade e privacidade. Se não há um quarto disponível, estabeleça uma barreira física para separar seu espaço do resto da casa.

2. Compre uma boa cadeira. Alta, com rodas, que gire e macia. Isto faz toda a diferença quando você precisa passar algumas horas realizando uma atividade em seu escritório.

3. O espaço para armazenagem deve ser suficiente. Algumas coisas de pouco uso podem ser guardadas em outra sala, mas seu material principal de trabalho deve estar a poucos passos de você, ou melhor ainda, ao alcance de sua cadeira. Organize o material armazenado pensando na facilidade para encontrá-lo e retirá-lo quando precisar.

4. A mesa deve ser espaçosa e ter a altura correta.

5. A iluminação deve ser suficiente. Neste caso, peque pelo excesso. Além da luz normal da sala, você deve colocar uma luminária sobre seu espaço principal de trabalho, de preferência com luz branca. Aproveite ao máximo a luz natural, quando possível.

6. Impressora com copiadora e scanner. Não precisa ser a última do mercado, mas a qualidade da impressão deve ser suficientemente boa para que você não passe vergonha ao entregar o material. Muitas pessoas (como eu) não gostam de papéis e acabam usando mais o scanner do que a impressora.

7. Material de escritório diverso. Vá até uma papelaria e compre TUDO que possa precisar um dia. Clips, grampeador, canetas de diferentes cores, marcadores, CDs virgens, pastas de diversos tipos e tamanhos, envelopes, e qualquer outra coisa que imaginar. O custo não é alto e você não passará pela frustração de deixar uma atividade pela metade porque faltou um item de escritório.

8. Organização. Se você ainda não tem um método de organização, crie um. Se tiver, siga-o à risca. Tenha pastas e bandejas em sua mesa para organizar tudo que chegue ou esteja usando. Um pouco de bagunça na mesa não faz mal a ninguém, mas um ambiente completamente desordenado afeta a concentração do profissional.

9. Comunicação. Seu telefone fixo, celular, pager e qualquer outro meio de comunicação devem estar dentro de seu espaço de trabalho. Sem exceções.

10. Proteção para o equipamento. Não economize em filtros de linha e no-breaks, especialmente se o equipamento é seu. Além do custo financeiro de repor o equipamento, você perderá um tempo de trabalho considerável.

11. Ventilação. Dê preferência a uma sala com janelas e use ventiladores para que o ambiente não fique “carregado”.

Extras:

7. Skype Phone. É um telefone que se liga à porta USB de seu computador, e se comunica com o Skype. Se você é usa muito esta ferramenta, o telefone lhe dará mais mobilidade, já que não ficará preso em frente a seu computador enquanto fala. Além disso, possui viva-voz de boa qualidade para aumentar ainda mais sua mobilidade e liberdade.

8. Copo e jarra térmicos.
Para manter sua bebida predileta na temperatura correta sem a necessidade de se levantar para ir à cozinha de hora em hora.

9. Alto falantes ou fones de ouvido de qualidade. Muitos gostam de ouvir música para se concentrar mais durante o trabalho. Invista em equipamento de qualidade para criar um ambiente agradável em seu espaço de trabalho.



 
Referência: Guia de Mulher
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :