É bastante comum que profissionais experientes, ocupantes de cargos
executivos de grandes empresas e multinacionais, optem, no momento da
aposentadoria, por abrir seu próprio empreendimento.
Afinal, após tantos anos de trabalho, conseguiram reunir capital necessário para
investir em algo seu, e já não se vêem dispostos a continuar trabalhando na
condição de empregados, como antes.
Porém, a alternativa que, em um primeiro momento, parece simples, merece
planejamento e preparo. Afinal, a idéia, embora tentadora, na prática não é tão
fácil assim.
Choque de realidade
Mesmo com toda a maturidade adquirida ao longo dos anos e de sua experiência de
mercado, este profissional deverá passar por um choque de realidade, ao deixar o
cargo atual e partir para a montagem do seu próprio empreendimento.
Por este motivo, deve analisar muito bem a situação e verificar se está mesmo
preparado antes de optar por este caminho.
As mudanças envolvem vários aspectos da sua vida, como rotina, proximidade ou
não do trabalho, conforto, reconhecimento no mercado e orçamento. Tendo
consciência disso, tudo ficará mais fácil de superar.
Da fama ao anonimato
Supondo que você já tenha feito a sua escolha, vamos aos fatos: se antes você
era um grande executivo de uma forte multinacional, e tinha sempre um tapete
vermelho estendido por onde quer que passasse, jantares com clientes e viagens
internacionais com toda a mordomia, agora as coisas serão bem diferentes: é
natural que estes mesmos contatos percam o interesse por você e que seu novo
cartão já não impressione mais.
Pessimismo? De forma nenhuma. Trata-se apenas de uma constatação: se antes você
era um grande executivo, agora é um grande batalhador, que terá que conquistar
clientes, pleitear financiamentos e negociar muito. Por este motivo, é comum que
algumas portas se fechem.
Sem falar em seu expediente: se antes você tinha uma rotina mais tranqüila,
conquistada merecidamente após tanto tempo em uma mesma empresa, agora você terá
que trabalhar muito mais, desempenhando múltiplas funções até que conte com uma
equipe eficiente.
Isso porque, como o maior interesse de que o empreendimento dê certo é
naturalmente seu, lutará pela captação de novos clientes, contratará
funcionários e colocará a mão na massa, participando até mesmo da execução das
tarefas.
Adeus regalias!
Se contava com secretária, assistente, motorista e, ainda, com todos os
equipamentos de última geração, agora é você que terá que responder por sua
agenda. Nem tudo funcionará da maneira como está acostumado e vivenciará
situações muito diferentes do que estava acostumado.
É importante que planeje financeiramente sua decisão, pois não contará, logo de
início, com grande faturamento. Para quem é empresário, remuneração é algo
bastante variável, e é preciso estar com o orçamento em dia para vencer mais
este obstáculo.
É claro que nem tudo é ruim, ao se escolher este caminho. O importante, porém, é
estar preparado e ciente do que irá enfrentar. É preciso disposição e certeza de
que é isso que quer fazer. Caso contrário, fica difícil cumprir esta meta. O
ideal é que conte com o apoio de familiares e amigos. Afinal, eles sentirão
também esta mudança.
Para que você não desanime, existem, claro, as vantagens: você trabalha para
algo verdadeiramente seu, fará seus horários com o passar do tempo e fará valer
seus objetivos. Isso significa que suas metas, bem planejadas, serão prioridade
na empresa, já que o dono dela será você.
Analisados os prós e os contras, basta pensar a respeito e tomar sua decisão. A
idéia é: não tenha pressa em tomar uma atitude e reflita muito sobre sua
decisão. Todo caminho, bem planejado, tem mais chances de dar certo. Organize o
seu e boa sorte!