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Negócios / Empreendedorismo - Comércio: estratégias certas podem alavancar vendas no início do ano 

Data: 30/05/2007

 
 

Final do ano é sinônimo de faturamento elevado para o comércio. Afinal, os consumidores estão a procura de presentes para garantir o Natal. Porém, com a chegada do novo ano, as vendas esfriam e os comerciantes se deparam com a falta de movimento nas lojas.

Com isso, começam a oferecer descontos nos produtos estocados para manter as vendas aquecidas. Mas, com a adoção de outras estratégias, além dessa, o comerciante pode garantir o lucro no final do mês.

Inovação
De acordo com publicação do Grupo Friedman, consultoria e treinamento em varejo, para atrair a atenção dos clientes, o dono do estabelecimento pode, primeiramente, preparar a equipe de vendas para receber o cliente que vai até a loja para fazer troca de produtos. O vendedor pode aproveitar a ocasião para oferecer outros produtos, além daquele que é objeto de troca.

Outra recomendação para os comerciantes diz respeito aos produtos que restaram no estoque. Os vendedores podem dar novo visual a eles, além de investir em novas opções de mercadorias.

Os produtos que ficaram podem ganhar nova roupagem, podendo ser modificados nas vitrines, para assim ser valorizados, o que pode evitar também a prática de desconto.

Fazendo a diferença
Ainda segundo o grupo Friedman, o comerciante tem a opção de mudar a decoração da loja contemplando o verão e as férias, ou, dependendo do ramo seguido, poderá até mesmo abordar a volta às aulas.

Motivar os funcionários também é outra estratégia que poderá alavancar as vendas, com a promoção de gincanas entre os vendedores para que cumpram e até superem metas pré-estabelecidas.

Além de criar um ambiente animado e competitivo entre os funcionários, as equipes ficam estimuladas com o desafio da venda em troca de prêmio mais expressivo.

Relação com o cliente
É interessante que o comerciante tenha um banco de cadastro dos clientes para poder preparar o que se chama de mala-direta.

Com este método é possível que os clientes se interessem por algum produto e ainda estabeleçam um vínculo com a loja, criando fidelidade.

Algumas regras são importantes no ramo de varejo, como determinação e compromisso com as vendas.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
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