Final do ano é sinônimo de faturamento elevado para o comércio. Afinal, os
consumidores estão a procura de presentes para garantir o Natal. Porém, com a
chegada do novo ano, as vendas esfriam e os comerciantes se deparam com a falta
de movimento nas lojas.
Com isso, começam a oferecer descontos nos produtos estocados para manter as
vendas aquecidas. Mas, com a adoção de outras estratégias, além dessa, o
comerciante pode garantir o lucro no final do mês.
Inovação
De acordo com publicação do Grupo Friedman, consultoria e treinamento em varejo,
para atrair a atenção dos clientes, o dono do estabelecimento pode,
primeiramente, preparar a equipe de vendas para receber o cliente que vai até a
loja para fazer troca de produtos. O vendedor pode aproveitar a ocasião para
oferecer outros produtos, além daquele que é objeto de troca.
Outra recomendação para os comerciantes diz respeito aos produtos que restaram
no estoque. Os vendedores podem dar novo visual a eles, além de investir em
novas opções de mercadorias.
Os produtos que ficaram podem ganhar nova roupagem, podendo ser modificados nas
vitrines, para assim ser valorizados, o que pode evitar também a prática de
desconto.
Fazendo a diferença
Ainda segundo o grupo Friedman, o comerciante tem a opção de mudar a decoração
da loja contemplando o verão e as férias, ou, dependendo do ramo seguido, poderá
até mesmo abordar a volta às aulas.
Motivar os funcionários também é outra estratégia que poderá alavancar as
vendas, com a promoção de gincanas entre os vendedores para que cumpram e até
superem metas pré-estabelecidas.
Além de criar um ambiente animado e competitivo entre os funcionários, as
equipes ficam estimuladas com o desafio da venda em troca de prêmio mais
expressivo.
Relação com o cliente
É interessante que o comerciante tenha um banco de cadastro dos clientes para
poder preparar o que se chama de mala-direta.
Com este método é possível que os clientes se interessem por algum produto e
ainda estabeleçam um vínculo com a loja, criando fidelidade.
Algumas regras são importantes no ramo de varejo, como determinação e
compromisso com as vendas.