Carreira / Emprego - Profissional liberal também precisa saber vender
Optar por uma profissão é algo sempre muito complicado. Isso porque é preciso
conciliar vários aspectos: fazer o que se gosta, ser remunerado de forma justa,
encontrar espaço no mercado de trabalho e conciliar vida profissional com
pessoal são apenas alguns deles.
Pensando nisso, muitos optam por profissões que oferecem a possibilidade de
trabalhar sozinho, como por exemplo a odontologia, fonoaudiologia, psicologia ou
direito. Porém, o que muitos esquecem é que o sucesso não baterá à porta sem o
principal: clientes, ou pacientes.
Em busca da clientela
Você entra na faculdade já pensando na decoração do seu novo escritório, ou
consultório. Porém, com o passar do tempo, ficará claro que a realidade é bem
outra: é preciso encontrar formas de divulgar seu trabalho e, assim, arrebanhar
clientela!
Para atingir esta finalidade, será preciso jogo de cintura e muita criatividade.
Primeiro, você deverá encarar a profissão de frente, procurando estágios e
contatos com profissionais da sua área em busca de oportunidades de aprendizado.
Este é um caminho importante antes de escolher a cor das paredes de seu
escritório.
No início, o "boca em boca" também será importante. É claro que amigos e
familiares ficarão com a tarefa de experimentar seus serviços e de indicá-los
para outros. Embora não pareça, assim pode ter início um grande empreendimento.
Qualidade e parceria
É claro que a qualidade do serviço contará muitos pontos, principalmente se você
conseguir oferecer também alguns diferenciais, principalmente no atendimento e
no preço.
Para garantir um espaço para a prestação de seus serviços a um custo mais baixo,
é interessante que você procure "parceiros" para dividir a área de trabalho. Um
exemplo: se você é fonoaudiólogo, pode alugar uma sala em um consultório já
ocupado por pediatra, psicólogo ou dentista. Desta forma, além de reduzir o
custo, você poderá também compartilhar os pacientes, e dar um belo ponta-pé
inicial.
Atenção aos compromissos
Um último argumento: considere o fato de que, como profissional liberal, você é
quem responderá literalmente pela sua receita, e por suas despesas, incluindo aí
tarifas (água, luz, telefone...) e impostos. Inclua nesta escolha o fato de não
contar com remuneração pontual, ou seja, não terá mensalmente um salário
depositado em sua conta, e também não contará com 13o salário, férias e FGTS.
Portanto, será necessário muito trabalho para suprir tudo isto.
É claro que existem as compensações, como o fato de determinar seus próprios
horários e trabalhar para o crescimento de algo seu. O fato é que tudo ficará
mais fácil se você adotar uma estratégia de verdadeiro vendedor, trabalhando sua
imagem e divulgando seus serviços, garantindo assim a expansão da sua carreira.
Sucesso!
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