Você já sentiu que, ao tentar conciliar os diversos compromissos e pendências
da sua agenda, acabou fazendo um esforço enorme e não teve resultado à altura?
Pois bem, essa sensação frustrante pode ser relacionada ao princípio 80/20,
estudo bastante antigo, mas que se adapta à realidade atual e pode ajudá-lo na
condução do seu dia.
Muito esforço, pouco resultado
O principio 80/20 foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto há mais de
cem anos. De acordo com este estudo, existe um forte desequilíbrio entre ações e
objetivos alcançados.
A proporção, criada apenas para estabelecer uma referência, indica que 80% dos
resultados que atingimos se relacionam a 20% dos nossos esforços. Se você parar
para pensar, isso significa que algumas ações específicas e estratégicas nos dão
um retorno muito maior do que outras.
A dificuldade, e o "pulo do gato", entretanto, está em identificar, em seu
dia-a-dia, quais as ações que merecem sua prioridade, e que proporcionam maiores
resultados.
Repare que, no dia-a-dia, é bastante comum acabar dispensando energia e tempo em
ações secundárias que "atolam" sua agenda, projetos que o deixam estressado, mas
que nem sempre lhe garantem bom retorno. Observe isso com cautela e, com base
nessa teoria, experimente redirecionar esforços.
Outras aplicações do 80/20
Observe a carteira de clientes de sua empresa. Verifique quais são aqueles que
respondem pela maior receita.
Você pode apreciar, neste caso, mais uma aplicação do conceito 80/20: não é
difícil sua equipe se dedicar a um cliente exigente, que demanda muito tempo de
trabalho em função dos "detalhes" que impõe, quando possui uma participação
mínima no faturamento da empresa.
Por outro lado, o cliente maior, que lhe garante a segurança financeira no fim
do mês, passa praticamente anônimo, o que é um perigo: mais uma razão prática de
que se deve dedicar foco ao que realmente interessa!
Especialistas em administração de empresas costumam utilizar o conceito de
Pareto para exemplificar que 80% das vendas estão relacionadas a 20% dos
produtos; 80% dos lucros estão relacionados a 20% dos clientes; 80% dos
resultados são obtidos por 20% dos funcionários.