Consumidor - Internet: e-consumidores atentam a preço e qualidade na hora de comprar
Na hora de comprar roupas, produtos de higiene pessoal,
eletroeletrônicos ou alimentos, os internautas consideram mais importante
atentar à qualidade e ao preço. A conclusão é de pesquisa realizada pelo
Instituto Qualibest, para entender o comportamento dos e-consumidores.
Entre os fatores que foram avaliados estavam: marca do produto, adequação ao
meio ambiente, pertencer a uma empresa socialmente responsável, disponibilidade
do produto e estar na moda.
Categorias
Em roupas, logo após qualidade (53%) e preço (32%), os e-consumidores revelaram
exigência na adequação do produto ao meio ambiente (5%), marca e estar na moda
(3%) e disponibilidade e ser uma empresa responsável socialmente (2%), na hora
da compra pela rede.
Na categoria produtos de higiene pessoal, os pontos analisados pelos
consumidores, ao comprarem pela internet, seguiram a seguinte ordem: qualidade
(61%), preço (21%), adequação ao meio ambiente (7%), marca (4%), ser empresa
responsável socialmente (4%), disponibilidade (3%) e moda (0%).
Em eletroeletrônicos, qualidade e preço ficaram com 43% e 27%, respectivamente,
enquanto que em alimentação, as porcentagens foram de 69% (qualidade) e 14%
(alimentação).
Hábitos de consumo
Indagados sobre os hábitos de consumo, 89% dos internautas concordaram que
costumam compram por impulso, 43% disseram que ter mais coisas do que possuem
hoje os faria mais felizes. No entanto, 28% deles nunca pararam para pensar
sobre a forma como consomem.
Quanto aos produtos, 65% declararam que preferem os que não desrespeitam o meio
ambiente e 28% não se importam em pagar juros para adquiri-los. Com relação ao
estilo de vida que levam, 12% dos e-consumidores acreditam que é importante que
se pareça com o de seus amigos.
|