De todas as malas diretas enviadas para uma pessoa, apenas as faturas são
lidas na íntegra. Sua empresa está aproveitando esta oportunidade para vender
mais? Pela sua natureza, documentos transacionais, como faturas, extratos e
cobranças despertam o interesse e a atenção do cliente. Afinal, ali estão
informações importantes - o que o cliente consumiu e o que ele irá pagar.
É um momento raro quando o consumidor para e analisa em detalhes todas as
informações ali contidas. Porém, a maioria das empresas desperdiça a
oportunidade de transformar este momento em uma experiência de nova venda.
Porque isso acontece?
Porque a grande maioria das corporações ainda não enxerga o documento
transacional, que envia mensalmente ao cliente como uma mídia para venda de
novos produtos ou serviços, ou simplesmente de fidelização. Pelo contrário,
considera uma obrigação legal, administrada dentro de um centro de custo.
Empresas que pensam assim, geralmente trabalham com faturas mal concebidas e
extratos confusos, o que acabam contribuindo para a insatisfação do cliente,
atrasos nos pagamentos e para o aumento do número de chamadas às centrais de
atendimento, ou seja - mais custos.
Mas hoje já encontramos empresas que pensam de maneira diferente. Elas já
trabalham com comunicações transacionais verdadeiramente eficazes e envolventes,
reduzindo a rotatividade de clientes, construindo lealdade à marca e gerando
novas receitas com mensagens transpromo personalizadas.
Adicionando mensagens promocionais, oportunas e relevantes, a documentos
transacionais, as empresas conquistam uma mídia estratégica poderosa. Que pode
ser enviada por múltiplos canais, como e-mail e SMS, e gerenciada de maneira a
agregar valor a todos os pontos de contato do cliente.