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Carreira / Emprego - Roubo de dados; como profissional pode evitar situação? 

Data: 30/07/2008

 
 
No início deste mês, a Petrobras foi alvo de roubo de dados, confirmado pela empresa no dia 14 de fevereiro. A notícia trouxe à tona uma discussão muito importante no mundo corporativo: o vazamento de informações, questão complexa, porque envolve as estratégias de uma empresa e ética profissional.

De acordo com o consultor do IDORT-SP, David Carlessi, o que acontece hoje é que os profissionais mantêm muito contato com as informações de uma empresa, que podem estar diretamente ligadas à estratégia. Por isso, em algumas organizações, quando o indivíduo é contratado, assina um contrato em que é prometido sigilo.

O contrato, porém, esbarra no fato de o profissional ter absorvido tudo o que aprendeu na empresa. "O conhecimento que adquire é seu e você leva-o implícito para o outro emprego". Por isso, existem pessoas que são vistas como um diferencial de mercado, porque possuem informações estratégicas, e é para encontrá-las que existe o headhunter.

Profissional deve ter cuidado
Um comentário inocente que deixa vazar. Um papel na mesa com dados confidenciais que cai nas mãos erradas. Um prestador de serviço que analisa os processos e passa as informações para o concorrente. Quando você menos espera, uma atitude simples acaba por resultar em vazamento de informação.

"Em algumas empresas, se você sai para almoçar e deixa uma gaveta aberta é punido, porque a informação confidencial pode ser encontrada", afirmou Carlessi. Por isso, veja algumas dicas para evitar a situação:
  • bloqueie o computador, quando sair para o almoço;
     
  • guarde adequadamente os papéis;
     
  • tire você mesmo xerox de documentos importantes;
     
  • em reuniões, cuidado com as pessoas que entram (copeiros, funcionários). Elas podem ouvir trechos da conversa e fazer interpretações erradas;
     
  • crie níveis de acesso à informação;
     
  • quando conversar, cuidado com quem está próximo;
     
  • mesmo na informalidade (happy hour, festa da empresa), tome cuidado com o que fala;
     
  • cuidado com o descarte de papéis.
Ainda de acordo com Carlessi, as pessoas têm uma noção bastante intuitiva do que é ético ou não, principalmente quando estão passando informações, e devem usar deste sentido, quando forem conversar com outra pessoa. "É ético quando a informação que passa não vai criar problemas para você nem para a empresa com que está lidando", afirmou, de maneira simplificada.

Ele ainda disse que a empresa tem de conscientizar todos os empregados, dizer as regras éticas, desde os cargos mais baixos até os mais altos. "Porque muitas empresas não deixam claro o que acham ser ético".


 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infopessoal
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

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