Feedback é um jogo de percepções e, por essa razão, é difícil exercitá-lo já
que envolve visões que podem ser influenciadas por valores, crenças e
experiências. Além disso, o feedback não deve ser praticado com visão de passado
e sim com um olhar para o futuro. É insuficiente dizer que o trabalho não está
certo (passado), mas sim é preciso direcionar o profissional ao caminho correto
(futuro).
Para transitar do passado para o futuro é necessário atravessar a PONTE. Isso
significa criar vínculos, aproximar um ponto ao outro através de uma estrada
pavimentada com vias de mão dupla, que permita um caminhar com mais liberdade de
modo que favoreça o fluxo da comunicação, disponibilizando mais informações e o
compartilhamento de visões, experiências e conhecimento.
A PONTE favorece a união do externo com o interno, valoriza a colaboração,
exige a capacidade de respostas associadas ao conhecimento, ao interesse, à
necessidade e às vivências. Constroi mais valor e possibilita o desenvolvimento
das PESSOAS e dos NEGÓCIOS! Estamos diante da ação que possibilita TRANSPORTAR
de um ponto ao outro, superando limitações em prol da alta performance, de modo
progressivo, sequencial e integrado, conduzindo à maturidade.
Para praticar a ação de feedback, é preciso seguir um processo. Daí a
necessidade de esquematizar através de alguns passos, exemplificado aqui via
PONTE. Vamos lá! Caminhe pela PONTE.
Preparado para planejar? - Esse é o primeiro passo para atravessar a PONTE,
saber para onde vai - a meta. Quais recursos e quanto tempo são necessários para
alcançar o objetivo e os prazos? Planejar é analisar dados, identificar os fatos
que podem interferir nos resultados tanto positivos quanto negativos. Entender e
buscar exemplos. Mas, para isso é fundamental uma preparação sólida e
consistente.
Organizar para orientar! - Para praticar a orientação é preciso ter
indicadores bem organizados, de modo que facilitem o acompanhamento e o
monitoramento do desempenho. Portanto, organize-se, acompanhe para depois
ORIENTAR!
Para atravessar a PONTE, a atenção aos detalhes é essencial! Este é o momento
para definir a saída e estabelecer a ação. Ou seja, o que vamos fazer para
caminhar rumo à solução? Quais os caminhos a serem seguidos, para se chegar ao
outro lado da PONTE? É nesse momento que inicia a negociação.
Negociar necessidades e prioridades através do plano de ação, estabelecer
acordos, praticar o "ganha a ganha" e definir datas e prazos, de modo que seja
garantido o comprometimento, visto que as pessoas estão lotadas de conceitos
estabelecidos pela trajetória da vida. São resultados do espelho social, repleto
de opiniões e ideias pré-concebidas. Mas, é possível refletir para o outro uma
visão clara e sem distorções, reforçando a natureza positiva de forma que seja
tratado com ética e respeito.
Transitar é caminhar, é transformar os reflexos em imagem, é ampliar a visão
e as possibilidades de interação entre as pessoas, favorecendo o
autoconhecimento e a autoestima. Este é o ponto mais importante: o crescimento e
o desenvolvimento através do feedback que passa a ser mais do que uma ferramenta
de gestão, é uma ação de desenvolvimento que agrega valor quando praticado de
forma continuada.
O feedback transporta as pessoas de um ponto ao outro, logo é o principio da
Educação!