Sempre alguém conhece alguém, e é exatamente por isso que o networking é
extremamente útil na esfera pessoal ou profissional. No entanto, mais do que
entender a importância de se construir uma rede de contatos, os profissionais
devem observar alguns pontos para melhor aproveitá-la.
Nesse sentido, a gerente-geral da empresa de recursos humanos e carreiras,
Right Management no Brasil, Elaine Saad, elaborou 10 dicas que ajudam a
direcionar as pessoas na construção de uma eficiente rede de contatos, observe:
1. Entenda o que é o networking - pode parecer simples, mas entender o
objetivo e a extensão do networking é o primeiro passo tanto para aproveitar
melhor sua rede de contatos quanto para potencializá-la. De acordo com Elaine,
muitos profissionais pensam que a principal função do networking é auxiliá-lo na
busca de uma nova colocação.
O networking, no entanto, é a construção de uma rede de relacionamento que
poderá, em determinados momentos da vida, contribuir para solucionar questões
tanto profissionais quanto pessoais. “É importante compreender o objetivo do
networking, ele não serve apenas para busca de emprego, é uma ferramenta muito
mais ampla”, analisa Elaine.
2. Organize sua vida para que o networking seja algo natural - uma boa
rede de relacionamento não surge da noite para o dia. É preciso aproveitar cada
ocasião, cada evento, cada encontro, cada oportunidade. Elaine explica que
existem três esferas principais de relacionamentos: pessoal, profissional e
espontânea.
Sua rede pessoal é composta por seu vizinho, seu médico, o gerente do banco,
o dentista. A profissional é aquela composta por pessoas que trabalham com você.
A espontâneo, por fim, é aquela que surge em eventos esporádicos. Entenda que o
networking bem feito vem da capitalização de pessoas em todas essas esferas, não
se restringindo apenas ao mundo corporativo. Em todas as ocasiões, portanto,
tente se aproximar das pessoas.
3. Elaboração de uma base de dados - conhecer pessoas, mas não saber
onde ou como contatá-las, não adianta nada. Preocupe-se em montar uma base de
dados bem organizada, com informações relevantes e atualizadas. Com o advento
das redes sociais, esse trabalho ficou muito mais simples. A sugestão é criar
seu perfil em todas as redes sociais, desde as mais pessoais, como Facebook ou
Orkut até as profissionais, como Linked In e Tumblr.
4. Vá aonde as pessoas estão - na mesma linha do item anterior,
lembre-se de que boa parte dos usuários da internet já acessa as redes sociais.
A lógica, portanto, é a mais simples possível: se todos estão na rede e sua
estratégia é conhecer e contatar pessoas, vá para onde as pessoas estão.
5. Mantenha o círculo ativo - observe que você desenvolve basicamente
três tipos de contato com as pessoas. O primeiro é aquele mais frequente, com
pessoas com as quais você fala quase sempre e que, normalmente, são membros da
família, amigos e algumas pessoas mais próximas do trabalho. Depois, há aquelas
pessoas com as quais o contato é menos frequente ou que, apesar de ver todos os
dias, no caso do seu chefe, você não estabelece uma relação muito próxima. O
último caso é aquele tipo de contato com pessoas que você conhece, mas não
convive.
Elaine lembra que não basta simplesmente conhecer e ter essas pessoas na sua
rede de contatos: é preciso fazer com que elas lembrem de você. “É importante se
fazer presente de alguma maneira”. A forma como você vai atrair essas pessoas
vai depender de como você se sente melhor. Você pode chamar para um almoço,
convidar para um evento, mandar e-mail, dar um telefonema, seja o quer for, o
importante é não deixar que as pessoas se esqueçam de você.
6. Encontre a sua forma de fazer - muitos têm dúvidas a respeito de
como fazer o networking, ou seja, qual estilo adotar. A resposta deve vir do
próprio profissional. Elaine pontua que não existe regra para isso, as pessoas
são diferentes e precisam descobrir como se sentem bem ao fazer o networking.
A sugestão então é: encontre a sua forma de fazer, desenvolva o seu estilo.
Se você se sente bem telefonando para as pessoas, faça isso. Se prefere mandar
e-mail, mande. O importante é não ficar parado nem achar que você precisa se
encaixar em alguma regra ou modelo preelaborado.
7. Não recuse favores - a rede de contatos será muito útil no momento
em que o profissional precisar de uma ajuda, de um favor ou de uma indicação. O
erro é lembrar dela somente nesses momentos. Para ser ajudado, é preciso ajudar,
não se esqueça disso. Lembre-se sempre de que você também faz parte da rede de
contato de muitas pessoas e, se hoje elas precisam de você, um dia você
precisará delas; então, nunca negue uma demanda.
Elaine explica que uma pessoa que atende à solicitação da sua rede de
contatos, não só pode contar com o retorno desse favor, como pode se tornar “uma
referência para situações futuras”. Na prática, isso quer dizer que aquele
profissional que dá atenção para outros, pode ser citado e indicado por outros
profissionais, aumentando ainda mais sua rede.
8. Envolva-se - o segredo para construir uma rede de contatos
interessante é “ficar ligado e atento a tudo”, observa Elaine. Observe que, na
área profissional em que você atua, existe uma infinidade de formas de aumentar
seu envolvimento. Você pode fazer um curso de especialização, participar de
sites focados na sua área, comunidades na internet, eventos, palestras, feiras,
exposições, enfim, só depende de você se envolver e capitalizar os contatos.
9. Cuidado com quem você está falando - cuidados ao se relacionar com
aqueles que fazem parte da rede de relacionamento também deve fazer parte das
preocupações do profissional. A forma como você os trata é a primeira coisa que
deve ser observada.
Elaine explica que é um erro, por exemplo, tratar de forma muito íntima
aqueles que não fazem parte do seu círculo de conhecidos mais próximos.
10. E se acharem que eu estou me aproveitando? - Você conheceu um
profissional que pode ajudá-lo exatamente naquele assunto que está tirando seu
sono. Seu medo é que ele ache que você está se aproveitando da posição dele ou
do fato dele conhecer pessoas que seriam muito úteis a você.
Elaine explica que o primeiro passo é não encarar dessa maneira. “As pessoas
recebem esse tipo de demanda de forma muito mais tranquila do que antigamente”.
Portanto, se você não entra em contato só quando precisa, não recorre à sua rede
só para procurar emprego, não se preocupe, pois ninguém vai achar que você está
se aproveitando e ainda vão ficar felizes por saberem que poderão contar com
você no futuro.