Ser o gestor de uma equipe envolve talento e jogo de cintura para manter os
profissionais que integram um grupo motivados e engajados. A pergunta que fica,
no entanto, é: será que todos os executivos em cargos de liderança estão
preparados para delegar atividades aos seus comandados? A resposta, de acordo
com o headhunter da Michael Page, Marcelo Cuellar, é não.
“Os comandos devem ser obrigatoriamente informados, mas isso não garante que
os funcionários de uma corporação tenham compreendido a mensagem”, informa.
Hoje, por exemplo, não é raro se deparar com líderes que tenham o hábito de
enviar solicitações por e-mail à sua equipe, mas que se esqueçem de checar se os
mesmos compreenderam o que deve ser realizado.
“Os gestores precisam lembrar que delegar é diferente de 'largar' os
contratados. É preciso saber como uma mensagem chega aos ouvidos da equipe e ser
profissional o suficiente para reconhecer que, às vezes, o erro na comunicação
vem de cima”, diz Cuellar.
Na opinião dele, muitos problemas seriam evitados se os líderes conversassem
mais com seus comandados.
Proximidade e bom-senso
E se mais importante de que falar o que cada um deve fazer consiste em
verificar se a pessoa que recebeu uma ordem a entendeu corretamente, imagine só
quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de um prazo
pré-determinado. Aí sim, a comunicação se faz essencial.
Pense bem, qualquer falha pode comprometer todo o resultado de um projeto e a
única maneira de evitar isso é mantendo uma relação de proximidade com os
funcionários. Como? Ouvindo a equipe e questionando o volume de trabalho de cada
um.
“Os funcionários costumam dar indícios de que estão sobrecarregados. Por
isso, é importante sempre ter um feedback da equipe por meio de reuniões
semanais. A chefia também deve observar a forma como realiza certos
questionamentos para não desestimular o profissional”, diz Cuellar.
Olho vivo
Para evitar resultados negativos ao fim do mês sejam apresentados, os
gestores devem acompanhar passo-a-passo as tarefas executadas por sua equipe –
isto certamente evitará surpresas desagradáveis e inesperadas. “Um resultado
ruim é um atestado de que as coisas não vão bem e é importante não deixar o
trabalho chegar a esse nível”, informa Cuellar.
Para ele, o equilíbrio pode ser alcançado se um líder conseguir atuar de
forma justa e imparcial – uma tarefa para lá de difícil, diga-se de passagem.
“Ser justo torna o trabalho mais fácil e deixa as pessoas mais felizes com a
empresa em que atuam. Não é à toa, por exemplo, que as 150 melhores empresas
para se trabalhar, sejam também as mais rentáveis”, completa.