Os profissionais da Geração Y vestem a própria camisa e só permanecem em
empresas ligadas à capacidade de inovação e que dão feedbacks constantes. As
constatações são de estudo realizado pela Bridge Research sobre os profissionais
que nasceram nas décadas de 80 e 90.
De acordo com a pesquisa, esses jovens profissionais, diferente dos jovens
das gerações anteriores, têm uma relação diferente com a hierarquia, horários e
produtividade. Para a Geração Y, o mais importante é o retorno da liderança.
“Ao mesmo tempo que pede esse constante retorno do chefe, o jovem
profissional se esquiva das responsabilidades formais do mundo corporativo”,
afirmou em nota o presidente da Bridge, Renato Trindade.
Além disso, os jovens dessa geração trocam de emprego com muita facilidade.
“O Y de uma classe social mais abastada, quando enxerga uma oportunidade de ir
morar no exterior, não tem problema em abandonar uma carreira promissora. O que
possui menos dinheiro pode migrar de um emprego para outro somente motivado por
uma remuneração maior”, completou o executivo.
Crescimento financeiro rápido
Embora acreditem que é possível aliar felicidade e satisfação com a vida
profissional, os jovens da Geração Y também se atentam à questão financeira e,
assim como o crescimento profissional, eles também almejam crescimento
financeiro rápido.
“Ter dinheiro é sinônimo de status e reconhecimento. Essa é a mola propulsora
dessa geração”, avalia Trindade. Para esses jovens profissionais, o dinheiro é
resultado do sucesso profissional.
Plano de carreira e família
O estudo aponta que os profissionais dessa geração ainda não são assertivos
na definição do plano de carreira. E para eles, essa é uma das principais
angústias profissionais: a de saber qual será o próximo passo a ser dado.
Se eles ainda têm dúvidas sobre exatamente o que devem fazer
profissionalmente no futuro, ao menos é certo que, ainda que a carreira seja
importante, constituir uma família é ponto certo. O estudo aponta que para criar
uma carreira estável, a Geração Y não abre mão do desejo de constituir uma
família.
Busca na internet
Na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho, os jovens
profissionais das classes A e B fazem suas buscas pela internet e redes sociais,
além de tentarem indicações de amigos. Já os Y da classe C aliam os meios
tradicionais, como agências e envios de currículos, com a internet.