Já não é de hoje que muitos profissionais, quando enfrentam problemas na
carreira, sobretudo relacionados à dificuldade de atingir metas, procuram os
serviços de um coaching para ajudar a encontrar uma solução.
Entretanto, com custos que variam de R$ 200 a R$ 1.500 a hora da sessão, o
auxílio de um coaching acaba se tornando inviável para muita gente. Nesta
situação, os serviços do e-coaching podem ser a solução.
De acordo com o CEO da Your Life do Brasil – empresa especializada no
desenvolvimento e gestão de vida e carreira -, Rubens Gurevich, por três meses,
quem contrata os serviços do e-coaching paga R$ 138.
Como funciona?
Assim como acontece no coaching, o processo e a dinâmica do e-coaching
começam com um diagnóstico, a partir do qual é traçado um plano de ação, que
será monitorado pelo tempo especificado.
O diagnóstico, explica Gurevich, pode ser feito por meio de um questionário
de perfil comportamental, que é cruzado com o banco de dados da empresa ou por
meio de uma avaliação 360º (feita por pessoas).
Identificados os gaps (lacunas) e talentos, escolhem-se duas competências
para serem trabalhadas, de modo que estas, entre outras coisas, ajudem a atenuar
os problemas encontrados.
Neste processo, acrescenta o especialista, é necessário muita
responsabilidade e comprometimento do profissional, já que a pessoa fará todo o
processo de forma virtual, recebecendo por e-mail uma série de exercícios de
aperfeiçoamento, que, seguidos à risca, levarão ao desenvolvimento da habilidade
trabalhada.