Funcionários e empregadores costumam ter diferentes visões sobre a postura
dos profissionais e sobre o trabalho executado pelos mesmos nas empresas. A
noção de comprometimento é uma delas.
Enquanto os trabalhadores acreditam que apenas cumprir a jornada de trabalho
e obedecer as ordens dos supervisores seja o suficiente, os empregadores esperam
mais. Dedicação integral, novas ideias e um desempenho inigualável são algumas
das características que costumam integrar a lista de expectativas das
organizações.
Para o advogado trabalhista do escritório Salusse Marangoni Advogados, Marcel
Cordeiro, tal visão se deve aos papéis definidos previamente no contrato de
trabalho. “No documento fica estipulado como função do empregado disponibilizar
sua força de trabalho ao empregador em troca de uma remuneração”, informa.
Contudo, tal orientação não costuma ser percebida deste mesmo modo pelo
empregador. “Ao admitir alguém, o empresário não espera apenas que o funcionário
cumpra a jornada e seus comandos, mas que vá além e vista a camisa da empresa”,
explica Cordeiro. “O desempenho esperado deve ser superior ao estipulado no
contrato de trabalho”, completa.
Empregado x empregador
Para evitar este tipo de diferença no ambiente profissional o ideal é que as
necessidades do empregador sejam informadas antecipadamente, especialmente no
que diz respeito à postura esperada de um profissional que integra a empresa.
Neste ponto, a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Ariadne Tomczak,
é enfática. “A comunicação é importante. O empresário deve transmitir
previamente os valores da empresa ao empregado. Se o contratado não souber quais
são as expectativas do empregador, fica difícil exigir qualquer tipo de
postura”.
Motivação é fundamental
Para ter o retorno desejado de um trabalhador e tornar o mesmo mais dedicado
às atividades da empresa é importante fazer com que o mesmo se sinta reconhecido
em seu ambiente de trabalho.
“Uma pessoa dedicada precisa ser reconhecida pela supervisão e ter
oportunidades de crescimento dentro da empresa. Ao se sentir recompensado, o
funcionário agrega informações ao negócio e não apenas cumpre seu papel e vai
embora no fim do expediente”, diz Ariadne.
A motivação dos contratados pode ser incentivada por meio de melhorias
salariais, benefícios, promoções, cursos e, principalmente, de oportunidades de
crescimento profissional.
“Esta é uma maneira de manter o trabalhador comprometido com suas atividades
dento da empresa, afinal, um empregado satisfeito, que acredita no negócio,
produz mais e melhor que os demais”, avalia Ariadne.