Carreira / Emprego - Comunicação eficaz é um dos desafios dos profissionais da área financeira
Independentemente da área de atuação, a comunicação eficaz é ferramenta
fundamental para o crescimento profissional. A afirmação não é novidade, mas ela
é esquecida por alguns profissionais que ainda acreditam que trabalham melhor
sozinhos. Entre os profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade,
essa crença é muito difundida. Por isso, ela é um dos desafios de quem atua
nessa área.
A percepção é do professor da Fipecafi e diretor do Instituto Passadori,
Reinaldo Passadori. E o assunto será debatido em palestra, a ser proferida em
seminário sobre os desafios e perspectivas para os profissionais de Finanças,
Controladoria e Contabilidade, nesta quarta-feira (23) em São Paulo.
Para o professor, os profissionais de todas as áreas precisam entender que uma
comunicação eficaz ajuda no desenvolvimento da carreira. E esse quesito é ainda
mais importante para os profissionais da área contábil e financeira, uma vez que
a conjuntura atual privilegia a disseminação das informações em nível global e
na qual o cenário econômico é cada vez mais determinante para as tomadas de
decisões de empresas e pessoas. “Esses profissionais passam a ser cada vez mais
influentes”, avalia Passadori.
“Fazer uma análise de mercado e traduzi-la para os investidores requer uma
comunicação eficiente e clara”, ressalta o professor. “É com base nas
informações desses profissionais que serão tomadas as decisões”, completa. Com
tamanha responsabilidade, o mercado de trabalho está exigindo mais. Agora, não
basta mais ser bom tecnicamente, é preciso saber falar com flexibilidade e
adequar a linguagem ao público-alvo para ser compreendido.
As sete dimensões da comunicação
Ser compreendido no mundo corporativo não é tarefa simples, ainda mais para
profissionais que durante anos não precisavam se expor tanto como agora. Mas, na
avaliação de Passadori, essas dificuldades não são sentidas apenas pelos
profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade. “Todos os
profissionais devem ficar atentos às questões da comunicação”, avalia.
Passadori explica que existem várias fases da comunicação eficiente no mundo
corporativo. A primeira delas é a comunicação intrapessoal. “Para saber se
comunicar, é preciso ter autoestima e consciência de si mesmo”, explica o
professor.
O segundo passo para uma comunicação eficiente é entender a comunicação
interpessoal. Perceber o outro e as suas necessidades ajuda o locutor a entender
o que o ouvinte está disposto a ouvir. “Essa percepção ajuda o profissional a
adequar a sua linguagem”, diz. Para cada tipo de público, existe um jeito
diferente de expor uma ideia, um projeto.
Os profissionais também devem ficar atentos às dimensões que Passadori chama de
vocal e corporal. Ele explica que o tom e a velocidade da voz, bem como a
postura corporal, também trazem informações e podem ajudar, ou atrapalhar, na
transmissão de uma mensagem. “Gestos, tons e postura devem indicar segurança”,
aconselha o professor.
Na hora de transmitir uma mensagem, também é preciso conhecer técnicas de
apresentação. Elas podem auxiliar a passar uma ideia, como vídeos, powerpoint,
slideshows, por exemplo. As duas últimas dimensões, o professor chama de
intelectual e espiritual. No primeiro caso, os profissionais precisam agrupar
todas as dimensões de um ponto de vista intelectual, ou seja, eles precisam
utilizar a estrutura do pensamento para organizar ideias e eventos antes de
transmiti-las a um público, tornando a mensagem ainda mais clara.
Já a dimensão espiritual refere-se aos valores que estão, e devem estar,
embutidos nessa comunicação. Sem eles, na avaliação do professor, as ideias
passadas não têm sustentação. Para Passadori, mais que passar informação, os
profissionais precisam cativar quem os ouve.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Camila F. de Mendonça
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