Vivemos num mundo onde a evolução tecnológica avança numa
velocidade tão assustadoramente rápida que se torna difícil acompanhá-la. São
gastos milhões de dólares em desenvolvimento de novas técnicas, novos produtos,
aperfeiçoamento de processos, novas tecnologias em todos os campos da ciência.
Com toda esta evolução intelectual, é impressionante como uma enorme quantidade
de empresas ainda atua de forma desorganizada, confusa, complicando coisas tão
simples de serem executadas e tomando decisões sem bases sólidas de sustentação
e sem informações confiáveis que permitam prever o futuro com relativa segurança
e atingir as metas com precisão.
Constantes mudanças ocorrem nas estruturas organizacionais por falta de visão e
análise da situação. A gestão estratégica de negócios em muitas organizações é
falha, o planejamento estratégico se torna difícil de implantar e sem obter os
resultados esperados. Processos complicados, esquemas rígidos e principalmente a
falta de envolvimento e comprometimento das pessoas contribuem negativamente
para que qualquer tipo de planejamento obtenha pleno êxito. Mas ainda assim,
permanece a pergunta: por que tudo isto ainda acontece? Será que não está
faltando uma estratégia de comunicação na empresa?
Uma organização nada mais é do que a reunião de pessoas integradas e
constantemente se comunicando, a serviço de outras pessoas. Quando esta
comunicação existe e é feita com qualidade e profundidade, abrem-se portas para
soluções de problemas e dificuldades com simplicidade e criatividade, permitindo
decisões com segurança e rapidez, atingindo os melhores resultados. Um ambiente
aberto à comunicação permite que as pessoas se sintam respeitadas, satisfeitas
por estarem contribuindo e participando ativamente dos processos. O resultado
será sempre a conquista de maior produtividade, progresso para todos e
resultados positivos em todos os níveis. Sem isto, dificilmente uma empresa
consegue superar desafios e se manter no mercado de maneira sustentada. A boa
comunicação é primordial para o sucesso de qualquer organização, porque
“contamina” as pessoas com a alegria e o otimismo.
Funcionários que não compreendem aquilo que é esperado deles têm pouca chance de
alcançar os resultados desejados. As pessoas conseguem se comprometer com aquilo
que se identificam. O processo de comunicação deve ser dinâmico para que todos
os envolvidos de tornem altamente comprometidos com os resultados, fortalecendo
as empresas, ajudando-as a superar as dificuldades do mercado, mantendo-se
vivas. Sentindo-se valorizado, o indivíduo aumenta sua auto-estima, repercutindo
na sua vida pessoal, com maior qualidade de vida, refletindo também no seu
desenvolvimento profissional. Quando este fator se torna coletivo numa empresa,
as condições para que as metas e objetivos sejam alcançados são muito maiores e
os planos de ação se tornam mais facilmente colocados em prática, resultando na
conquista de lucratividade e progresso.
A função da estratégia da comunicação é desenvolver programas de reflexão e
debates, conversação, troca de idéias, o estreitamento entre lideranças e
liderados, confiança mútua. A comunicação deixou de ser um meio e passou a ser
utilizada como ferramenta estratégica de resultados, ajudando na melhoria da
qualidade e produtividade, através da valorização das pessoas, a integração
entre os interesses da empresa e dos seus colaboradores, favorecendo o clima de
compromisso e solidariedade no trabalho. Uma mensagem pessoal aos funcionários
que integram sua equipe é muito mais eficaz que um comunicado encaminhado por
e-mail ou afixado em um quadro de avisos. Estimular a comunicação pessoa a
pessoa humaniza as relações na empresa, fortalecendo vínculos e parcerias. A sua
empresa possui uma estratégia de comunicação?