Essa é uma questão muito recorrente entre empresários, gerentes e até entre
vendedores autônomos. Mesmo fazendo aparentemente tudo certo, ou seja,
divulgando, tendo bom preço, um produto de qualidade, enfim todos os atributos
necessários, o produto não decola e as vendas não crescem.
Se você se encontra nessa situação, vamos rever alguns pontos.
Antes uma ressalva. Quando falo de produto incluo também a prestação de um
serviço, pois produto não é só o bem físico e palpável, uma prestação de serviço
também é um produto e merece as mesmas estratégias usadas para promover um
produto.
Para não ser influenciado e acabar caindo nos mesmos erros que o colocaram
nesta situação, pense como se o seu produto fosse novo e você estivesse
começando a ofertá-lo no mercado, assim você estará despido de quaisquer
pré-conceitos a respeito da sua atividade.
Faça uma análise completa do seu produto/serviço e respondendo as seguintes
perguntas:
Quais os benefícios e diferenciais do meu produto?
Ao promover o meu produto, estou realmente destacando seus diferenciais?
Qual o meu diferencial frente a minha concorrência direta? Muitas pessoas
ainda cometem o erro de não olhar a propaganda da concorrência, como vai fazer
melhor?
Qual o perfil das pessoas que necessitam ou desejam comprar o meu produto?
Isso inclui faixa etária, sexo, renda, raça, ocupação, nível de instrução.
Estou usando as ferramentas de divulgação (jornais, revistas, rádio,
internet, panfleto, mala-direta) adequadas ao meu público? Não adianta divulgar
em jornais impresso se, por exemplo, meu público é de donas de casa, a maioria
delas não tem tempo para ler jornal.
O meu ponto comercial coincide com o perfil do meu público? Se o público for
de alto poder aquisitivo, uma rua movimentada um é tiro no pé.
O preço praticado está dentro do preço de mercado? O preço não pode ser muito
baixo e depreciar o produto, nem muito alto a ponto de desestimular a compra.
Depois de responder a essas questões, você certamente vai achar algum ponto
em que estava falhando.