Para saber se você está no emprego certo, a especialista em gestão de
talentos do CLIV Solution Group, Celina Beatriz Gazeti, sugere outro
questionamento: como você se sente em sua empresa?
Se sente desafiado e motivado a sair todo dia de casa? Você se importa com os
resultados? Quando pensa em sua carreira, se imagina naquela empresa e tudo faz
sentido? Você se enxerga em uma posição de destaque futuramente, na organização?
Tem orgulho dela? Concorda com seus valores?
O diretor de Projetos da Manager Assessoria em Recursos Humanos, Vladimir
Araújo, explica que é importante observar como o profissional se comporta ao se
dirigir para o trabalho. "Se, na maioria das vezes, o trajeto é feito sem
entusiasmo, é um sinal de que há algo de errado com ele ou com a empresa, e isso
merece uma atenção especial".
"Mais objetivamente, existem outros aspectos relevantes tais como o nível de
envolvimento e comprometimento no desempenho das atividades a ele confiadas;
perspectivas de desenvolvimento e crescimento na empresa a médio e longo prazo;
nível de relacionamento com superiores e pares; e sintonia com a cultura da
empresa", diz ele.
Uma questão de identidade
Acredite ou não, o ponto de partida para o sucesso profissional é a
identificação com a cultura da empresa e as atividades desenvolvidas. "Quanto
maior o grau de identificação, melhor o resultado obtido", garante Araújo.
Celina concorda. "A identidade com a organização influencia o desempenho
individual. Por isso, antes de se candidatar a uma vaga de emprego, pesquise
sobre a empresa. Temos a internet à nossa disposição. Procure informações não
somente no site corporativo, mas também em sites de busca e junto a amigos".
À espera da promoção
Saiba que não é porque está esperando uma promoção há anos que deve pedir as
contas. Não significa que não seja a empresa ideal para você. "Primeiramente, o
profissional necessita realizar uma honesta e objetiva auto-análise. Muitas
vezes, as pessoas superestimam sua qualificação, talento e experiência, sem que
essa visão seja compartilhada pela chefia. Além disso, o profissional pode
reunir a qualificação técnica, porém deixa a desejar no aspecto emocional, o que
normalmente se torna um entrave, principalmente para promoções a cargos de
liderança", explica o diretor da Manager.
Celina recomenda se questionar o que foi feito em prol dessa promoção. Você de
fato se esforçou? Buscou capacitação e deu seu melhor no dia-a-dia? "Se o
profissional, por algum motivo, não se tornou visível perante aos seus
superiores, ele deve analisar como pode melhorar", diz ela.
"Se o profissional espera uma promoção há anos, deve avaliar se vale a pena
esperar mais. Isso está relacionado com a qualidade dos desafios em sua
carreira. Nem sempre uma promoção significa crescimento, mas, se há a
expectativa e até a necessidade pessoal, então cabe reavaliar as perspectivas e,
se forem de longo prazo, o jeito é sair. Talvez, a chefia tenha uma visão
limitada e não reconheça as qualidades do profissional, correndo o risco de
perdê-lo", pondera Araújo.
Amigo da galera?
O fato de ser amigo de todos não implica afirmar que é a pessoa certa no lugar
certo. O contrário também é válido: somente porque não é amigo dos colegas de
trabalho e do chefe, não significa que esteja no lugar errado. Antes de mais
nada, existe uma questão de afinidade, que é intransponível.
Entretanto, a relação de respeito é fundamental. "A convivência deve ser
harmoniosa para que haja produtividade. É muito complicado trabalhar em uma
ambiente onde falta de respeito e há dificuldade nas relações", afirma a
especialista em gestão de talentos".
Reclamações todos os dias
O fato de passar os dias e reclamando da empresa diz algo? Certamente, se você
chega todos os dias em casa e a primeira coisa que faz é contar ao cônjuge o
quanto seu dia foi estressante e ruim, há algo errado. Mas Celina avisa que é
preciso tomar cuidado com a impulsividade e a vontade de se demitir.
"Analise se a insatisfação é circunstancial, isto é, se foi determinada por um
episódio isolado, ou se é crônica, desencadeada por vários fatores que fogem ao
seu controle. Se você já tentou resolver o problema e não teve sucesso, é
provável que a insatisfação seja crônica", afirma ela. "Lembre-se também que o
problema pode estar em você. Supondo que a origem de sua falta de motivação seja
a dificuldade em lidar com pessoas, saiba que, em qualquer lugar, passará pelas
mesmas situações. Assim, é melhor resolver o problema do que fugir dele"
"Liste as vantagens e as desvantagens de continuar na organização. Se, após essa
análise, você percebeu que é mesmo hora de partir, porque é a pessoa errada no
lugar errado, faça um plano de recolocação antes de pedir demissão. Comece já a
procurar outro emprego, porque é mais fácil encontrar uma nova colocação
enquanto ainda se está empregado", aconselha a especialista.
O trabalho ideal
Segundo Celina, o trabalho ideal é aquele que torna o profissional produtivo,
saudável, ativo e sonhador. Enfim, é o trabalho que tem significado em sua vida,
vai de encontro com seus ideais e ultrapassa o básico, que é prover seu
sustento. "O trabalho deve ser uma fonte de prazer. A sociedade ocidental tem
uma visão de que trabalho é sacrifício. Mas ele pode ser uma recompensa
emocional e financeira, pode ser leve. Cada vez mais pessoas já conseguem
trabalhar em meio a essa perspectiva", conclui.