Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Saiba o que pode acontecer com suas ações através das linhas de tendência 

Data: 12/03/2011

 
 

Muitos investidores ainda operam no mercado de ações e opções muito mais como torcedores do que seguindo uma estratégia definida. Compram o ativo e torcem para que ele tome o rumo necessário para que se obtenha lucros. Porém, a análise técnica pode ajudar o investidor a sair da torcida e tomar suas decisões com mais consciência do que intuição ou emoção.

A análise técnica permite ao investidor identificar tendências no mercado e operar de acordo com elas. As análises podem ser feitas através do uso de gráficos e indicadores , que, combinados, fornecem mais segurança na hora da tomada de decisão. Este artigo irá lhe mostrar o que são as linhas e canais de tendências, além de fornecer alguns conceitos básicos para identificar estas tendências e seus pontos de reversão.

Conceito básicos das linhas de tendência de alta e baixa
As linhas de tendências são retas traçadas pelos topos ou fundos de um gráfico de cotações, que possibilitam a visualização da tendência do mercado. Para que a linha de tendência possa existir, é preciso que haja pelo menos dois pontos, indicando uma tendência e um terceiro ponto, que deve confirmar a tendência.

Assim, para a identificação de uma tendência de alta, por exemplo, é preciso que cada fundo subseqüente seja superior ao fundo anterior, já que as linhas de alta são traçadas pelos fundos. No sentido oposto, para que uma tendência de queda seja identificada é preciso que cada topo subseqüente seja inferior ao topo anterior, pois as linhas de baixa são traçadas pelos topos.

Além disso, muitos analistas afirmam que é mais seguro aguardar que o topo formado por dois fundos seja rompido para que se caracterize com mais segurança a tendência de alta.

Identificando pontos de reversão
Uma vez traçadas as linhas, o investidor deverá observar o comportamento do mercado. A reversão de uma tendência pode ser identificada através do rompimento da linha, sendo que, quanto maior for esse rompimento, maior será a chance da reversão acontecer.

Por isso, a tomada de decisão baseada num possível ponto de reversão vai depender do perfil do investidor, de forma que alguém mais conservador esperaria um grande rompimento e alguém com perfil mais arrojado poderia apostar na reversão a partir de um rompimento menor.

Entretanto, é importante ressaltar que um preço de fechamento que rompeu a tendência é mais relevante do que o rompimento desta tendência ao longo das operações.

Assim como na análise de suporte e resistência, uma vez que uma linha é rompida, a tendência é que essa linha se reverta, de forma que esta se tornará uma "linha de resistência". Por exemplo, quando a linha de baixa é rompida o movimento passa a ser de alta a partir daquele ponto e tende a não voltar a ele. O mesmo ocorre quando a linha é de alta.

Além disso, estudos mostram que quanto mais vezes a linha de tendência for testada, ou seja, o preço se aproxima dela mas não a rompe, mais relevante e segura será a observação quando houver efetivamente o rompimento da linha, seja ela de alta ou de baixa.

Canais de tendência
Através das linhas de tendência podemos desenhar os canais de tendência, que são projetados de maneira bastante semelhante e podem orientar o investidor tanto para estratégias de longo prazo, como para estratégia de curto prazo.

Uma vez identificada a tendência, por exemplo de alta, traça-se a linha de tendência pelos fundos, que será a linha principal do canal, a partir disso, traça-se uma linha paralela à principal que deverá tangenciar os topos. O mesmo pode ser feito com tendência de baixa.

Quando identificado o canal, a sua confirmação surge a partir do momento em que os preços respeitam as linhas do canal, ou seja oscilam dentro do canal mas sempre se aproximando das duas linhas. Vale lembrar que quanto mais testado o canal, mais confiável ele será.

A reversão do ponto de vista dos canais de tendência
Os canais de tendência também possibilitam a percepção prévia do que pode ser um movimento de reversão. Assim, no caso de uma tendência de alta, quando os preços falham em se aproximar da linha secundária, neste caso a linha traçada pelos topos, a possibilidade que ele rompa a linha primária é maior e, e se isso acontecer, pode ser a indicação de uma mudança na tendência.

Vale lembrar que na utilização dos canais de tendência as linhas primárias são as mais confiáveis. Assim, no caso de uma tendência alta, a linha traçada pelos fundos é a mais relevante, e no caso de uma tendência de baixa, a linha traçada pelos topos é a mais confiável.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoAuxílio financeiro universitário nos EUA, como funciona
ImóveisImobiliárias: O que exigir de quem administra um imóvel
Modelos de documentosContrato de Doação de Pai para Filho - Adiantamento da Legítima
Negócios / EmpreendedorismoBom senso nas ações de marketing
MotivaçãoMotivação: Inteligencia Motivacional e Profissional
Modelos de documentosNotificação de Renúncia ao Mandato Ad Judicia
Carreira / EmpregoEquilíbrio entre mente e corpo: garantia de bons resultados na carreira!
Carreira / EmpregoObrigar a fazer horas-extras é sinônimo de trabalho forçado
Negócios / EmpreendedorismoSugestões para implantar um processo de mudanças
Análise técnica (ações)Análise técnica: cruzamento de médias móveis ainda é uma estratégia lucrativa?