Os produtos de marca própria podem trazer a mesma qualidade ao consumidor e
fazer com que o comprador economize até 25% na comparação com a marca líder,
segundo afirmou o coordenador de varejo do Comitê de Marcas Próprias da Abras
(Associação Brasileira de Supermercados), Marco Antônio Quintarelli.
"Existem muitas indústrias que fazem marca própria, algumas que você nunca ouvir
falar e outras que têm uma marca líder no mercado. Por isso, o consumidor pode
pagar mais barato pela mesma qualidade", afirmou.
Diferença de produtos
Ainda de acordo com Quintarelli, existe uma variação de descontos que
costuma ser praticada nos supermercados, dependendo da categoria do produto a
ser adquirido pelo consumidor.
"Produtos commodities, como açúcar, leite ou óleo, têm descontos menores porque
a negociação de seus valores é internacional. Já os outros, que são negociados
na indústria, como geléia, cereais e achocolatados, podem ter descontos
maiores", explicou.
Ele afirmou que, no primeiro caso, a economia do consumidor pode ser de 2% a 5%
na comparação com a marca líder. Já no segundo caso, o desconto varia de 20% a
25%.
Perfil do consumidor
Quintarelli afirmou que as pessoas de classe social mais alta são as que
mais consomem os produtos de marca própria, porque são mais esclarecidas, já
foram para fora do País e sabem que nos Estados Unidos e Europa isto é um
costume. Com isso, elas acabam por confiar.
"Isto não quer dizer que as classes mais baixas não consomem, mas que compram
marca própria com menos freqüência. O consumidor da classe C, D e E não pode
arriscar e comprar o que não conhece porque tem o dinheiro contado, então não
experimenta a marca própria, apesar de ser mais barata", disse.